Como avaliar o Centro de Custos nos Lançamentos Financeiros do Sistema ERP

Esta necessidade tem como objetivo modificar as funcionalidades do sistema para permitir que seja realizada a taxa de centros de custos. Onde será possível que um único lançamento financeiro de despesa possa ser dividido em diferentes centros de custos a partir de um percentual configurável. Todas as telas do sistema onde houver tratamento sobre os centros de custos deverão ser tratadas de maneira a respeitar a nova lógica. Além disso, os lançamentos e pagamentos onde já existirem centros de custos necessários deverão continuar retornando os mesmos resultados, garantindo a compatibilidade após alteração de comportamento. Veja como funciona.
Primeiramente, será necessário realizar uma configuração para o sistema disponibilizar os comandos de taxa, para isso acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP.
Feito isso, expanda a aba Financeiro e busque pela opção Habilitar taxa do Centro de Custos, onde a mesma deverá ser habilitada e salvar a alteração. Dessa forma o sistema disponibilizará uma opção de configuração.
Manual de Preenchimento
O sistema flui permite a taxa de modo manual nas telas de edição de lançamentos financeiros, notas de entrada, contratos e centros de custos.
Acesse o menu lateral Financeiro, submenu Novo Lançamento.
Manual de Preenchimento
O sistema flui permite a taxa de modo manual nas telas de edição de lançamentos financeiros, notas de entrada, contratos e centros de custos.
Acesse o menu lateral Financeiro, submenu Novo Lançamento.
Feito isso, informe os principais dados como: Sua empresa , Cliente/Fornecedor , Plano de Conta , Valor e Dados de vencimento .
Agora, para preencher as informações do centro de custos, será necessário expandir a seção Mostrar Mais Campos, em seguida no campo centro de custos informar o correspondente ao lançamento financeiro e clicar em Adicionar.
Logo, será possível perceber que o sistema apresenta junto ao centro de custo um campo de porcentagem , que será alterado de acordo com a adição de novos centros de custo.
Caso o lançamento possua apenas um centro de custos, o sistema deverá impedir a edição do campo de percentual, mantendo-o em 100,00% como padrão. O sistema também realiza a taxa automática de percentual conforme são aumentados ou removidos centros de custos. Ou seja, caso sejam incluídos 3 centros de alfândega, o sistema deverá avaliar automaticamente para 33,33% cada um deles. O operador sempre poderá manipular manualmente este percentual, porém deverá executar automaticamente a adição/remoção.
Importante! Não será possível que o operador salve um lançamento financeiro caso a soma dos percentuais não seja equivalente a 100,00% ou também que salve um centro de custos com 0,00% de percentual.
Pré-enchimento automático vinculado ou Plano de Conta
O preenchimento automático está vinculado diretamente ao plano de conta, onde o vínculo é feito no cadastro do mesmo e ao informá-lo em um lançamento financeiro o centro de custo e suas respectivas porcentagens serão preenchidas de forma automática. Veja como realizar esse vínculo.
Você deve acessar o menu lateral Cadastros , submenu Planos de Contas.
Importante! Os centros de custos poderão ser condicionados apenas aos planos de contas de despesas, visto que os centros de custos servem para controlar as despesas da empresa.
A seguir, você poderá cadastrar um novo plano de contas ou editar um já existente. Agora, já dentro do plano de contas, você poderá informar o Centro de Custódia desejado e seus devidos porcentagens, no campo que leva o mesmo nome.
Em seguida, basta Salvar . E assim, ao realizar um lançamento e informar o Plano de contas , o Centro de custos será necessário automaticamente.
E como ficarão os relatórios?
A distribuição de valores para os relatórios de planos de contas e de centros de custos deverá ser calculada levando em consideração a funcionalidade de taxa. Isso significa que os valores a serem encontrados deverão ser tratados com os percentuais antes dos totais do relatório serem calculados.
Os relatórios de Lançamentos , Previsões de Caixa e Personalizados com fonte de Lançamentos deverão passar a apresentar uma lista de centros de custos separados por vírgula ao invés de apenas mostrar um centro de custos por resultado encontrado. Caso seja realizado um filtro para localização de centros de custo específicos, o relatório deverá localizar todos os lançamentos onde o centro de custo existe, mesmo que o valor esteja dividido com outro centro de custo.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!