Como cadastrar Categorias de Vendas para Operações Fiscais no Sistema ERP

lém de utilizar as categorias de venda para que a venda não tenha movimento de estoque ou gere financeiro, você também utiliza para cadastrar as operações fiscais. Ela é a responsável por informar na venda todos os tributos do produto vendido, de acordo com as informações descritas na operação fiscal. Então, vamos ver como se realiza esse cadastro no sistema?!
Importante! O sistema tem por padrão usar em vendas a categoria “Venda de Materiais e Serviços”. Ou seja, se você gerar orçamentos/pedidos no sistema e não informar nenhuma categoria de venda, automaticamente o sistema utilizará este. Logo, se você não deseja informar em toda a venda alguma categoria, recomendamos não cadastrar uma nova categoria e utilizar apenas a já cadastrada, que possui o nome “Venda de Materiais e Serviços”.
Mas se você deseja criar uma nova categoria de venda, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Categorias de Venda . Em seguida, clique em Novo 
Na sequência, na tela Cadastros de Categorias Pedidos/Orçamentos , informe os seguintes dados:
Nome: informe um nome para identificar a nova categoria que está sendo criada. Importante! Lembre-se que para utilizar esta categoria, você deve obrigatoriamente informar-la na venda, na aba Informações Gerais, no campo Categoria. E ainda, será necessário cadastrar as Operações Fiscais com o nome desta categoria.
Movimenta Estoque: selecione esta opção se deseja que seja movimentado o estoque da venda no momento em que irá informá-la no pedido.
Movimenta Financeiro: selecione esta opção se deseja que seja realizado o lançamento financeiro da venda no momento em que irá informá-la no pedido.
Visível nas Operações Fiscais: é obrigatório habilitar esta opção para concluir a operação fiscal.
Clique em Salvar , para concluir o cadastro das categorias de venda.
Após Salvar uma categoria, você poderá configurar a operação fiscal em seu sistema, utilizando o nome da categoria recém-cadastrada. Para saber mais detalhes sobre isto, siga o artigo: Como Cadastrar Operações Fiscais para NF-e no Sistema ERP
 
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!