Como cadastrar Conta Bancária para emitir boleto no Sistema ERP

Com o cadastro de sua conta bancária, você terá um controle maior sobre seus dados bancários e saldos. Você poderá cadastrar uma ou mais contas e, ainda, realizar o cadastro da conta bancária que será utilizada para emissão de boletos de cobrança.
Para emitir boletos bancários, primeiramente, entre em contato com sua instituição financeira. Verifique junto com seu gerente as seguintes informações:
Conta Bancária: agência, dígito da agência, número da conta, dígito da conta; Nosso Número Inicial: verifique com seu banco o número que deverá ser informado nos boletos emitidos por sua empresa; Carteira Registrada: será através desta que o seu banco receberá a notificação de todos os boletos gerados. Isso é feito com o envio do chamado arquivo de remessa; Nº. Convênio: verifique com seu banco o número do convênio para ser informado nos boletos emitidos por sua empresa; UA, Nome da Agência, Byte Nosso Número e Nº conta diferente do Nº cedente:estas informações são utilizadas por algumas instituições emissoras. Antes de começar, solicite ao gerente do seu banco se você precisar de algumas dessas informações para concluir o cadastro.
Como cadastrar uma conta bancária
Para isso, acesse o menu Cadastros , submenu Contas Bancárias e clique em Novo 
Nesta página, informe os dados da sua conta bancária.
Nome: nome do titular da conta; Empresa: insira a empresa entre as cadastradas no sistema, a qual conta bancária privada; Banco: consulte a instituição financeira da conta bancária; Saldo Inicial (R$): o saldo inicial consiste no valor disponível na conta da empresa. O preenchimento deste campo possibilita o controle do seu saldo; Habilitar Emissão de Boletos: esta opção será utilizada para emissões de boletos, o sistema disponibilizará a aba Emissão de Boletos; Habilitar recebimento via Pix nas vendas : selecione esta opção se esta conta poderá receber pagamentos via Pix em suas vendas; Agência: número da agência financeira em que sua conta está vinculada; Dígito Agência: isso é bem simples de localizar, vem depois do traço (ou espaço) é o dígito selecionado. Informe o dígito de sua agência, se por acaso sua agência não tiver dígito, informe zero(0) neste campo; Conta: número da sua conta; Dígito Conta: o dígito da conta é o número que aparece logo após o final do número da sua conta, depois de um traço ou espaço, se por acaso sua conta não tiver dígito, informe zero(0) neste campo.
Em seguida, clique em Salvar. Feito isso, o cadastro da sua conta bancária será finalizado e salvo.
Com a opção Habilitar Emissão de Boletos Marcada, você deverá adicionar outras informações na aba Emissão de Boletos
Nosso Número Inicial: código de controle que permite ao banco e ao destinatário identificar os dados de cobrança que deram origem ao boleto de pagamento. Verifique com seu banco o número que você deve informar nos boletos emitidos por sua empresa, siga sempre a sequência dos números; UA: é a Unidade de Atendimento, algumas instituições financeiras utilizam esta informação para configuração de boletos; Multa (%): taxa cobrada ao dia em porcentagem, após a data de vencimento; Byte Nosso Número: é necessário que seja informado o byte do nosso número para que ocorra o envio dos boletos e a conciliação do retorno. Algumas instituições financeiras utilizam esta informação para configuração de boletos; Juros Mensais (%):taxa ao mês em porcentagem, após a data de vencimento; Desconto até o Vencimento (%): informar a taxa em porcentagem do desconto para pagamentos antecipados; Emitir boleto com comprovante de retirada: selecione esta opção para obter o comprovante de recibo do pagador; Instrução para pagamento após o vencimento: informe neste campo uma orientação para os pagamentos efetuados após a data de vencimento.
Em seguida, responda as informações de protestos:
O Banco pode protestar boletos: selecione esta opção se você deseja autorizar o protesto de boletos em atraso. Esse processo deve ser autenticado pelo banco, informando o prazo em dias, para a realização do protesto; O Banco pode devolver boletos: é comum emitir o boleto e o consumidor não pagar, desistindo de efetivar a compra. Selecione esta opção para o banco fazer a devolução dos boletos cancelados, informe o prazo em dias em que o seu banco poderá fazer a devolução dos boletos; Nº conta diferente do Nº cedente:este campo aparecerá, de acordo com o banco cadastrado no campo (Base), o código do cedente é um número informado pelo gerente de contas no momento da contratação da carteira de cobrança. Muitas vezes o código de cedente é o próprio número da conta. Dependendo do layout aprovado pelo banco, o código do cedente é acrescido de um dígito selecionado no layout do boleto.
Em seguida, responda as informações sobre a Carteira .
No campo Pesquisar , selecione dentre as alternativas, o tipo de carteira que irá utilizar e clique em Adicionar. Feito isso, será exibido o campo Carteiras Adicionadas , preencha as informações a seguir:
Padrão: caso você adicione mais de uma carteira, o sistema permitirá selecionar uma carteira padrão para a emissão; Nome : será o nome da carteira adicionada; Taxa: informar o valor cobrado para emissão do boleto referente à coleta do retorno, ainda que o valor pago seja extraído da taxa, o boleto e seu lançamento serão considerados como pago; Subtrair Taxa no Valor Pago: ao marcar esta opção o sistema irá subtrair o valor da taxa, do valor pago;
Agora que você já cadastrou os dados bancários e as informações para a emissão de seus boletos, clique em Salvar .
Fique atento! Confirme o banco que utiliza para emissão de boletos as informações podem mudar, dessa forma, é recomendado sempre confirmar com seu banco as informações a serem preenchidas nesses campos da aba Emissão de Boletos.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!