Como cadastrar Credenciadoras e Taxas de Cartão de Crédito e Débito no Sistema ERP

No Sistema ERP é possível realizar o cadastro da credenciadora , que é uma empresa que fornece como máquinas de cartão de crédito e débito. Além do cadastro, você pode definir as taxas que a credenciadora cobra pelo serviço e configurar configurações para a quitação automática das transações.
Para realizar essa configuração, acesse o menu Cadastros , submenu Nova Pessoa.
Em seguida, preencha os campos com os dados da credenciadora. É necessário informar o CNPJ da credenciadora e nos Rótulos marque a opção Credenciadora. Feito isso, clique em Salvar.
Nesta etapa, será aberta uma aba adicional /Taxas Credenciadora, onde é possível cadastrar as porcentagens de impostos que devem ser lançados como despesa no financeiro do sistema.
No primeiro momento será necessário preencher dois campos, sendo eles:
Tipo de integração para pagamento: neste campo é possível que você selecione a opção “Integrado com sistema de automação (TEF)” ou “Não integrado com sistema de automação (POS)”.Alguns estados solicitam que sejam automáticas nas notas fiscais flexíveis com a a forma de pagamento de crédito/débito é TEF, mas não esta integração de dados de fato. Portanto, aqui neste caso é possível selecionar esta opção desejada, automaticamente essa informação será descrita e nos documentos fiscais divulgados. Em outros casos, em que não haja necessidade de ser TEF e que realmente não possua essa automação, poderá ser utilizado o POS; Banco: informar a conta no qual os lançamentos financeiros gerados por esta credenciadora de lançamentos;
Em seguida, clique em Adicionar para que abra novos campos para preenchimento das petições de credencial.
Forma de pagamento: selecione um formato de pagamento “Cartão de Crédito” ou “Cartão de Débito” que deve ser considerado para calcular uma taxa; Bandeira: selecione qual a bandeira de cartão que deve ser considerada nos respectivos táxons; Opção de Desconto: é possível escolher como taxa, ou a despesa, será lançada no seu fluxo.As duas opções disponíveis são:
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    Gerar despesa vinculada à venda: selecionando esta opção, o sistema criará dois lançamentos no financeiro, um para a venda (receita) e outro para o valor da taxa (despesa);
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    Descontar a venda: nesta opção, o sistema criará somente o lançamento de receita, já descontada a taxa no valor total. Ou seja, o lançamento não será do valor total da venda, mas sim total menos a taxa da credenciadora;
Plano de Contas: informar o Plano de Contas com o qual os lançamentos desta credenciadora serão garantidos; Quitar Automaticamente: habilite esta opção se desejar que os valores dos impostos e os valores das vendas sejam quitados automaticamente pelo sistema, sem que você precise sair manualmente; Dias: quando habilitada a opção acima, esse campo será liberado para preenchimento. Informe quantos dias você deseja que nele esta quitação.
Importante! Se desejar que seja encerrado no mesmo dia, poderá informar o número 0 (zero).
Além disso, clicando no ícone Expandir , você poderá informar dados mais detalhados sobre o período de coleta.
Número máximo de parcelas: informar o número de parcelas que essa forma de pagamento (crédito ou subsídio) aceitação nessa bandeira; Tipo de Período de Recebimento: selecione se a coleta do valor da venda será repassada pela credenciadora a você em dias corridos, ou em dias úteis. Essa informação será influenciada pelo campo de Recebimento, mais abaixo; Em seguida, clique em Gerar Parcelas .
Taxa (%): informa, em que ocorre, qual é a taxa que a credenciadora cobra de sua empresa quando o pagamento ocorre nessa parcela; Período de Recebimento: informe em quantos dias a credenciadora irá repassar o valor da venda realizada.
Importante! Para cada parcela é necessário separar os períodos por uma barra , por exemplo:
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    Parcela 1: 1 (diâmetro)
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    Parcela 2: 1/30 (dias)
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    Parcela 3: 30/01/60 ( dias )
Após adicionar todas as taxas, clique em Salvar no canto superior direito da sua tela, para confirmar o cadastro da credenciadora.
Fique atento!
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    Para cada forma de pagamento (crédito ou subsídio) e para cada bandeira, será necessário clicar em Adicionar para abrir os novos campos de preenchimento;
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    A opção Quitar realiza automaticamente a quitação tanto das taxas da credenciadora, quanto dos lançamentos financeiros da venda;
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    Ao realizar uma venda por Pedidos e Orçamentos , lembre-se sempre de informar ao credenciador que deseja utilizar como forma de pagamento para Cartão de Crédito ou Débito;
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    Caso sua empresa utilize o PDV, recomendamos que deixe uma credenciadora padrão pré-definida no cadastro da empresa. Para configurar, acesse o menu lateral Cadastros > Empresas > editar a empresa > aba Dados > aba Configurações Gerais > informe a credenciadora no campo Credenciadora de Cartões Padrão no PDV.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!