Como cadastrar Empresas e Filiais no Sistema ERP

O Sistema ERP é um sistema ERP multiempresas. Ou seja, você poderá usufruir quantas vezes pela mesma licença. Assim, você poderá criar um depósito diferente para ela, informando o saldo fiscal que os produtos terão nesse novo local, bem como realizará, controlará a gestão financeira e emitirá notas. É importante informar que os produtos e as pessoas serão igualmente informados para todas as empresas cadastradas, porém, nos demais módulos do sistema você poderá informar qual empresa é o responsável.
O processo de criação de uma nova empresa é muito simples. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Empresas e clique em Novo.
No cadastro da empresa, o sistema disponibiliza diversas abas:
Dados
Nela você deve preencher os seguintes campos, lembrando que somente os destacados em vermelho são de preenchimento obrigatório:
Foto/Marca : importada para o sistema de sua logomarca, que será utilizada em documentos e relatórios; O tamanho da imagem é de no máximo 800 KB, proporção 1080×720, formato JPG ou PNG;
Nome Fantasia : empresa o nome fantasia que sua utilização. Será este campo que você deve buscar nos campos de pesquisa em outras telas do sistema; Razão Social : informe qual a razão social de sua empresa; CPF/CNPJ : informe o número do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Lembre-se de digitar apenas números, sem símbolos ou espaços; CNAE : informa qual o código da Classificação Nacional de Atividade Econômica de sua empresa. Digite somente números, sem símbolos ou espaços; Matriz : neste campo, o sistema informará automaticamente o nome da empresa padrão (matriz); Inscrição Estadual : digite a Inscrição Estadual de sua empresa junto à Secretaria da Fazenda de seu estado; Inscrição Municipal : informar a Inscrição Municipal de sua empresa junto à prefeitura; Inscrição Estadual de Substituto Tributário : digite a Inscrição Estadual de Substituto Tributário mais usada pela sua Empresa. Neste campo você informa o número que representa o registro formal no cadastro do ICMS. Lembre-se de informar um IE válido; E-mail : informe o e-mail de contato de sua empresa; Telefone : telefone de contato de sua empresa. Lembre-se de digitar apenas números, sem espaços ou símbolos. WhatsApp : informe qual é o número do WhatsApp da sua empresa.
CEP : digite o CEP de localização da sua empresa. Veja o CEP para válido, como demais informações de endereço do Correio entregas atualizadas conforme os dados válidos. Mesmo assim, verifique se o endereço de sua empresa será correto e correto o que for necessário; Logradouro: O nome da rua ou avenida do endereço da sua empresa. Este campo é normalmente necessário automaticamente quando se define o CEP no campo anterior. Caso tenha sido usado automaticamente, verifique se está correto; UF: A sigla do estado da cidade de sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Cidade: O nome da cidade onde fica sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Número:O número da casa/prédio da sua empresa. Este campo não será preenchido automaticamente o CEP e deverá ser preenchido manualmente; Complemento: O número do complemento da casa/prédio da sua empresa (sala, apartamento, etc).Este campo não será preenchido automaticamente o CEP e deverá ser preenchido manualmente; Bairro: O bairro onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Código Município: O Código do IBGE da cidade onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; Código UF: O Código do IBGE do estado onde fica localizada sua empresa. Este campo é preenchido automaticamente com o CEP; OBS: Para saber o código do estado ou município do IBGE, acesse os links a seguir: Código de Estados , Código do Município ; Empresa Padrão : marque esta opção se a empresa estiver cadastrada como padrão. A empresa padrão será selecionada automaticamente em qualquer novo cadastro no Sistema.
E-mails Padrões para ENVIO
E-mail NF-e : preencher o e-mail que deve ser adicionado como encaminhamento de e-mails enviados pelo Sistema; E-mail Boletos: preencher o e-mail de envio para os boletos enviados a partir do sistema; E-mail Compras : informa qual e-mail deve ser adicionado como encaminhamento dos e-mails enviados pelo sistema a partir das ferramentas de compras; E-mail Vendas : informa o encaminhamento para os e-mails enviados pelo sistema a partir do módulo de vendas.
Configuração para emissão de boletos
Juros Mens Padrão (%): informe a juros de juros que devem incidir sobre seus boletos após o vencimento;* Multa Padrão (%): informe a multa de multa para seus boletos vencidos;* * Estes valores aparecem automaticamente na geração de boletos.
Informações Fiscais
Nesta seção você encontrará alguns dados fiscais que estarão disponíveis para consulta sempre que necessário. Para a emissão de Notas Fiscais, como alíquotas e outras informações fiscais, é necessário cadastrar-se como Operações Fiscais.
Regime de Apuração : escolha em qual regime de apuração sua empresa está enquadrada; Atividade Preponderante : selecione entre as alternativas que se enquadram ao seu negócio; Classificação de Contribuintes do IPI : selecione qual é a classificação de contribuição do IPI da sua empresa; Incidência Tributária : caso sua empresa seja do Lucro Real ou Presumido, escolha a Incidência Tributária incidente em seus tributos.
Configurações Gerais
Depósito Padrão : selecione automaticamente para as movimentações de estoque armazenadas ou padrão automaticamente a partir das vendas do PDV; Tabela de Preços no PDV : consulte uma tabela de preços padrão para vendas realizadas via PDV; Conta bancária no PDV : informe em quais das contas bancárias cadastradas serão criados os lançamentos financeiros originados a partir das vendas via PDV; Conta bancária padrão : informe qual será a conta bancária vinculada aos lançamentos financeiros, em geral, da sua empresa; Credenciadora de Padrão do PDV : Cartões cujas credenciais cadastradas serão utilizadas por padrão, nas vendas do PDV pagas via cartão de crédito ou débito; Plano de Contas Padrão PDV: selecione em qual plano de contas cadastrados serão lançados os valores de fluxo de caixa originados do PDV; Plano de Contas Padrão de Comissões no PDV : informa qual plano de vendas será lançado como comissões dos vendedores de vendas feitas no PDV; Categoria de Padrão no PDV : as operações serão encomendadas como Categoria de Venda e serão vinculadas às vendas do PDV e serão vinculadas a uma nota fiscal, vinculando como correspondentes tributações existentes nas Fiscais correspondentes; RNTRC: Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga. Neste campo você informa o número do RNTRC. Este campo será utilizado no momento da emissão de um CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico).O RNTRC deverá conter o literal ISENTO ou 8 números. Complementar: o campo da NF-e: neste você pode adicionar informações que aparecem automaticamente em todas as notas fiscais eletrônicas informações padrão da empresa; Informação Complementar NFC-e : Campo você pode adicionar informações que aparecem automaticamente em todas as notas do consumidor eletrônico padrão aninhadas pela empresa; notas Complementar Padrão da NFS-e : As informações em todas as adicionais fiscais neste campo são exibidas automaticamente de informações de serviço pela empresa.
Senha Autorização Desconto no PDV : informe uma senha que será utilizada para desbloquear ou desconto nas vendas realizadas. Quando este campo for preenchido, este campo será bloqueado para preenchimento, sendo que para liberar o desconto, o administrador deverá informar. O campo vazio/sem informações que não há senha e o campo não bloqueado; Habilitar o Uso da Balança no PDV: Quando você utiliza uma balança no seu PDV, você pode habilitar o uso desta balança no Sistema ERP.O Sistema irá ler ou as barras de geração geradas por esta balança em etiquetas para identificar o produto e seus códigos no momento da venda no PDV.O Sistema possui alguns padrões de código pré cadastrados para que você possa escolher; Padrões Balança PDV:Nesse campo você informa o padrão de código de barras utilizado pela sua balança;
Documento Emissão Venda no PDV : Selecione qual documento será divulgado pelo PDV. As opções disponíveis são:
  •  
    Documento Padrão: geração de um documento sem valor fiscal pré configurado pelo sistema;
  •  
    NFC-e: Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico que será autorizada pela Secretaria da Fazenda do seu estado;
  •  
    CF-e (SAT): Cupom Fiscal Eletrônico através do SAT. Caso você utilize o SAT, será necessário realizar uma integração!
Modelo Personalizado: documento não fiscal que pode ser personalizado na aba Modelo de Documento, também aqui no Cadastro da Empresa; Versão Leiaute SAT : selecione a versão leiaute que seu aparelho SAT aceita e utiliza; Não emitir alertas e permitir vendas com estoque negativo no PDV : ao marcar esta opção, o sistema não emitirá alertas nas vendas realizadas, e caso não tenha o produto em estoque, seu saldo negativo; Desconsiderar IPI dos produtos : selecione este campo se desejar que o valor do IPI será desconsiderado ao emitir uma NF-e.
Dados Integração Correios – SIGEP WEB
Para utilizar o SIGEP WEB integrado ao sistema, é importante que o contrato da sua empresa com os Correios já esteja firmado, se não estiver entre em contato com os correios. Depois disso, você deve informar os dados do contrato dentro do sistema.
 
Dados do Contador
Esta seção está disponível especialmente para quem gerará o facilitador do SPED Fiscal a partir do início do ano, e para empresas que estão nos estados onde a SEFAZ solicita os dados da NF-e. Por isso, é importante que você preencha corretamente todos estes dados.
Termos e Condições de Vendas / Informativo Padrão Ordens
Termos e Condições de Vendas : este é um campo de texto livre para que você possa incluir os termos de padrões que aparecem automaticamente em todas as vendas que são criadas dentro do sistema; Informativo padrão Ordens de Serviço : neste campo você pode adicionar os termos de padrões que aparecem automaticamente em um novo pedido ou orçamento de prestação de serviço.
Após preencher essas informações, clique em Salvar, então verá que novas aba se abrirão neste cadastro, são elas:
Modelos de Documentos
Nesta aba você pode personalizar os documentos impressos ou enviados por e-mail para clientes ou fornecedores. Estes documentos ou pedidos de venda, recibos de pedidos de serviço, recibos de entrega, pedidos de compra, entre outros.
Modelos de e-mail
Os modelos de e-mails funcionam da mesma forma que os modelos de documentos, permitindo que você personalize os e-mails que são enviados a partir do sistema para seus clientes ou fornecedores.
Arquivos Anexos
Neste local você pode anexar arquivos relacionados à sua empresa, para consultar posteriormente ou enviar ao Google Drive.
Servidor de e-mail
Aqui nesta aba você pode configurar um servidor de e-mail personalizado para o envio de e-mails do sistema.
Novamente, se necessário, clique em Salvar , para validar suas informações no sistema.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!