Como cadastrar Pessoas consultando o CNPJ na SEFAZ no Sistema ERP

Ao cadastrar uma pessoa jurídica (seja cliente, fornecedor, transportador, entre outros), o Sistema ERP disponibiliza a consulta do CNPJ da empresa perante a SEFAZ. Realizando essa consulta do CNPJ, o sistema buscará as informações de Razão Social, Inscrição Estadual (em alguns casos) e Endereço Completo.
Para realizar esse procedimento, você terá duas possibilidades. A primeira delas é acessar o menu lateral Cadastros , submenu Nova Pessoa 
Em seguida, no cadastro da nova pessoa, basta inserir o CNPJ e clicar no ícone de lupa para realizar a busca.
Assim, o sistema apresentará um modal com as informações da empresa e as pendências com a SEFAZ, se houver. Para inserir os dados dessa empresa no cadastro da pessoa, clique em Utilização .
Agora, os campos serão preenchidos conforme os dados da SEFAZ. Por fim, basta preencher o restante das informações, como rótulo, por exemplo, e Salvar o seu registro no sistema.
Mas você também poderá consultar o CNPJ, acessando o menu lateral Cadastros , submenu Consulta CNPJ SEFAZ .
Em seguida, o sistema apresentará a seguinte tela, onde você deverá informar obrigatoriamente a sua Empresa , a qual será responsável por realizar essa busca na SEFAZ. Somente é necessário preencher sua empresa para ser utilizado o certificado digital dela na consulta. Ao lado, você poderá informar a IE (Inscrição Estadual) ou o CNPJ da empresa que deseja consultar na SEFAZ para obter os dados.
Após preencher os dados, clique em Buscar Cadastro . Assim, serão apresentados os dados da empresa em questão.
Se esta pessoa ainda não estiver cadastrada em seu sistema, você poderá registrá-la diretamente por essa tela. No campo Endereços , se houver mais de uma opção, cadastre o endereço que desejar. Já na seção Cadastrar Pessoa , informe o rótulo que essa pessoa terá com sua empresa. Por fim, clique no botão Cadastrar Pessoa .
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!