Como cadastrar Pessoas no Sistema ERP

Os clientes, técnicos, colaboradores, fornecedores, fabricantes, transportadores, fornecedores, representados e credenciadoras serão cadastrados no Cadastro de Pessoas. Este cadastro será utilizado em outros cadastros do sistema, como por exemplo, vendas, compras, fluxo de caixa, prestação de serviços, entre outros.
Importante! Caso você deseje retirar a obrigatoriedade de CPF/CNPJ no cadastro de pessoas, basta acessar o menu lateral Configurações , submenu Configurações do ERP.
Na aba Gerais , marque a opção Desobrigatoriedade de CPF/CNPJ no cadastro de pessoas . Agora, basta clicar em Salvar e você já poderá realizar o cadastro do seu cliente sem precisar informar o CPF/CNPJ do mesmo.
Agora, acesse o menu Cadastros , submenu Nova Pessoa.
Para que você tenha um maior controle e conhecimento do seu cliente é importante preencher todos os campos e abas corretamente. Lembre-se de que somente os campos em vermelho são obrigatórios. Os campos destacados em azul são de preenchimento opcional. Veja abaixo um pouco mais sobre cada aba e as informações constantes nelas.
Aba Dados
Nome Fantasia : informe o nome fantasia da pessoa que você está cadastrando (no caso de uma pessoa jurídica). Caso você selecione uma pessoa física, o campo exibido terá o título de Nome ; Tipo de pessoa : selecione se a pessoa é física ou jurídica; CNPJ : insira o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, é um número único que identifica uma pessoa jurídica e outros tipos de arranjo jurídico sem personalidade jurídica. Se uma pessoa for física, aparecerá o campo CPF para preenchimento; Razão Social : informe a razão social, que é o nome de registro da pessoa jurídica. Este campo não estará disponível para pessoa física; E-mailGeral: informe o e-mail da pessoa que está cadastrada, se ela possui; Telefone : adicione o número de telefone para contato com uma pessoa, sendo que este campo pode conter no máximo 11 dígitos e não pode conter letras ; Celular : adicione o número de celular para contato com uma pessoa, sendo que este campo pode conter no máximo 11 dígitos e não pode conter letras ; RNTRC : registro obrigatório junto à ANTT para exercer a atividade de transportador rodoviário de cargas; Rótulo (Relação que esta pessoa terá com a empresa) : definir quantos e quais rótulos dentro da sua empresa, essa nova pessoa terá; Vendedor Padrão: informe qual será o vendedor padrão para essa pessoa; Transportadora Padrão : informe qual será a transportadora padrão para essa pessoa.
 
Mais Dados
Grupo : informe o grupo ao qual a pessoa pertence. Lembre-se de que antes de informar o grupo, ele precisa estar cadastrado em seu sistema. Órgão Expedidor : neste campo você deve selecionar o órgão expedidor do documento; Expedição de Dados : selecione os dados de expedição do documento; Emissor UF : selecione o estado em que o documento foi emitido; Produtor Rural : selecione esse campo caso a pessoa que está cadastrando seja um produtor rural; Inscrição Estadual : informar o número que representa o registro formal no cadastro do ICMS da empresa que está cadastrada; Inscrição Municipal: insira o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal presente no alvará da pessoa. Este campo não existirá para pessoas físicas; Inscrição na SUFRAMA : informar o número de identificação do contribuinte na Superintendência da Zona Franca de Manaus; Categoria de venda : informe a categoria de venda padrão para esse cliente. Essa informação será descrita de forma automática nas vendas para esse cliente, e caso esteja configurada, puxará a tributação de impostos; Código identificador único : informa um código interno dessa pessoa; Dados de Nascimento/Fundação : consulte no calendário ou digite os dados que uma empresa que está sendo cadastrada foi fundada ou os dados que uma pessoa nasceu; Dados de Cadastro: é enviado automaticamente os dados em que o cadastro está sendo correto; E-mail Setor Faturamento : informe o e-mail do setor de faturamento da pessoa que você está cadastrando; E-mail Setor Comercial : informe o e-mail do setor comercial da pessoa que você está cadastrado; Site : informe, se houver, o site da pessoa cadastrada; Faixa de Funcionários : selecione quantos funcionários a pessoa cadastrada possui; Ramo : selecione o ramo em que a empresa atua.
Informações Adicionais
Você pode informar alguma observação ou informações adicionais nesse campo.
Endereço
Endereço do cliente no Exterior: informe se o endereço da pessoa cadastrada se encontra fora do país; CEP: informe o CEP (código de endereçamento postal) de onde reside a pessoa cadastrada. Ao preencher este campo, os demais dados serão preenchidos automaticamente. Você alterará as informações apenas se for necessário; Logradouro: informar qual a rua em que reside uma pessoa cadastrada, ou a rua em que a empresa está situada; UF: informar a unidade Federativa da pessoa, composta por uma sigla de dois dígitos; Cidade: informe cidade em que uma pessoa cadastrada reside ou está localizada na empresa; Número: informe o número da casa da pessoa, ou então o da empresa; Complemento:se houver um ponto de referência para facilitar a localização, você poderá informar nesse campo; Bairro: informe o bairro em que uma pessoa cadastrada reside ou está localizada na empresa; Código Cidade (IBGE): informe o código IBGE da cidade onde reside uma pessoa cadastrada. Este código terá 8 dígitos, composto somente de números; País e Código País: esse campo é preenchido pelo sistema, não necessita de alteração. Caso a pessoa cadastrada possua endereços fora do país, altere a opção Endereço no Exterior; Link de Localização no Mapa: no Google Maps digite o nome da cidade em que a pessoa cadastrada está localizada. Copie o link gerado pelo Google e cole neste campo;
É possível alterar o endereço de Cobrança ou endereço de Entrega.
Endereço de entrega: utilizado caso a pessoa cadastrada solicite que o produto ou mercadoria seja entregue em um endereço diferente do endereço de cobrança. Basta marcar Sim e o sistema irá liberar os campos para o cadastro de um novo endereço; Endereço de Cobrança: é utilizado para definir o local de cobrança de mercadorias adquiridas pelos clientes. Basta marcar Sim e o sistema irá liberar os campos para o cadastro de um novo endereço.
Dados Financeiros/Contas Bancárias
Dados Financeiros
Limite de Crédito: aqui é possível estipular algum limite de crédito para uma pessoa cadastrada, caso não haja limite use a opção 0 (zero). Este limite será considerado por mês de compra. Importante! Para realizar o controle de limite de crédito, defina o limite de crédito e a Periodicidade da Venda/Compra para que o sistema realize o cálculo automaticamente; Crédito Utilizado R$ (até o momento): esse campo exibirá qual foi o valor gasto pela pessoa cadastrada até o momento. O sistema apresentará o valor gasto pelo cliente, somente se for estipulado um valor no campo Limite de Crédito . O cálculo é feito automaticamente pelo sistema; Periodicidade Venda/Compra (dias):informe qual o intervalo de tempo que uma pessoa cadastrada compra na empresa. Ele é usado para calcular o crédito utilizado até o momento; Valor Mínimo de Compra: se houver um valor mínimo para que uma pessoa cadastrada realize uma compra, você deverá informá-lo neste campo. Caso não haja um valor definido, utilize a opção 0 (zero); Tabela de Preço Padrão: consulte qual tabela de preço padrão será utilizada para compras efetuadas por pessoa cadastrada. Quando cadastrado um pedido para esta pessoa, o valor dos produtos terá origem na tabela padrão vinculada.
Contas Bancárias CPF/CNPJ: utilize esse campo apenas quando desejar direcionar os pagamentos dessa conta para outro CPF/CNPJ; Banco: informar qual o banco utilizado pela pessoa cadastrada; Número: informar o número da conta bancária da pessoa cadastrada; Agência: responda o número da agência bancária da pessoa cadastrada. Após preencher estas informações, clique em Adicionar Conta .
Dados Pagamentos Forma de pagamento: é possível cobrar clientes em cartão de crédito, débito bancário ou mesmo boleto; Período: você pode determinar o prazo para os pagamentos.
Depois de preencher todos os campos clique em Salvar , no canto superior direito da sua tela. Dessa forma, novas bases serão abertas na tela de cadastro/edição de pessoa.
Aba Contatos
Nesta aba você poderá realizar o cadastro de contatos com esta pessoa/empresa.
 
Nome : informe o nome da pessoa que você está cadastrando o contato; Departamento : informe o departamento desta pessoa; Carga : informar a carga dessa pessoa; E-mail : informe o E-mail de contato desta pessoa; Telefone : informa o número de telefone desta pessoa; Celular : informa o número de celular desta pessoa. Após preencher estes campos, clique em Adicionar Contato .
Aba Negociações Efetuadas
Nesta aba serão informados os TOP 50 registros de Vendas , Oportunidades , Contratos e Histórico Cashback dessa determinada pessoa.
Importante : essas informações serão inseridas de forma automática pelo sistema.
Aba Registros Financeiros
Nesta aba são informados os TOP 25 registros de Lançamentos Financeiros , Cheques e Vale Crédito dessa determinada pessoa.
Importante! Essas informações serão inseridas de forma automática pelo sistema.
Aba Pendências
Nesse campo é possível informar alguma descrição de Pendência que possui com essa pessoa, e estabelecer um Dados para controle.
Aba Referências
Nesse campo você pode definir referências de Empresa , Telefone , Contato e Valor Médio Movimentado Mensalmente.
Aba Imagem
Insira alguma imagem importante para o cadastro dessa pessoa.
Depois de preencher todos os campos desejados, clique novamente em Salvar , no topo da tela.
Aba Agendamento
Aqui serão listados os agendamentos que a empresa tem com este cliente, podendo criar um novo agendamento nesta página, se necessário.
Aba Atributos
Nesta aba estão características criadas para o cadastro de pessoas, ou seja, são campos totalmente personalizáveis ​​que podem ser criados conforme a necessidade de cada empresa.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!