Como cadastrar pessoas por planilha Excel no Sistema ERP

No Sistema ERP você tem a possibilidade de fazer alguns cadastros através de uma planilha Excel, assim, otimizando os processos da sua empresa. Um deles é o cadastro de pessoas que podem servir clientes e fornecedores. Veja como é fácil realizar esse cadastro!
Primeiramente, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Pessoas 
Logo após, você terá acesso à listagem de todas as pessoas que já estão cadastradas em seu sistema. Então clique em Mais Ações e Importar/Exportar
Em seguida, será aberta uma nova tela onde serão exibidas duas colunas, a primeira para planilhas onde você pode cadastrar novas pessoas, e a segunda é para editar os cadastros já existentes. Neste exemplo, vamos usar a primeira coluna.
Atenção! Esta planilha é apenas para cadastrar Clientes e Fornecedores .
Após baixar a planilha no seu computador, você verá a seguinte planilha, e deverá preencher alguns campos.
Pessoa Física : neste campo você verá um comentário ao clicar sobre ele contendo a informação a ser preenchida. Neste caso, este campo é obrigatório, deverá informar o SIM se é uma Pessoa Física, ou NÃO se é uma Pessoa Jurídica; Nome Fantasia : informe aqui o nome da pessoa a ser cadastrada, este campo é obrigatório; Razão Social : informa a razão social do cliente, esta informação será utilizada na emissão de notas fiscais; CNPJ_CPF : informe aqui um CNPJ se seu cliente para Pessoa Jurídica, ou um CPF se seu cliente para Pessoa Física; Cliente : informar ao SIM se este cadastro é um cliente, e NÃO se este cadastro não é para um cliente; Fornecedor : informe ao SIM se este cadastro é um fornecedor, e NÃO se este cadastro não é para um fornecedor.
Estas colunas acima são obrigatórias a serem preenchidas, porém há outras colunas que você pode preencher conforme sua necessidade e também para deixar o cadastro completo.
Após preencher a planilha, salve a mesma no seu computador, mas sem alterar o nome do arquivo. No mesmo local que você baixou a planilha no sistema, se direcione até o 5° passo Enviar planilha com pessoas cadastradas , e faça o upload da planilha ao sistema.
Agora basta ir até a lista de pessoas cadastradas e verificar o cadastro das pessoas que você cadastrou via planilha.
Acessando novamente, Mais Ações e Importar/Exportar , veja na segunda coluna Alterar Dados de Clientes e Fornecedores
Baixe esta planilha se desejar alterar os dados de seus clientes ou fornecedores que já estão cadastrados no sistema . Aqui não será possível cadastrar novos, somente alterar os dados.
Fique atento!
  • 1.
    Não renomeie a planilha. Ela possui esse nome para ser vinculada e reconhecida pelo sistema. Se você alterar o nome da planilha, o sistema poderá não aceitá-la;
  • 2.
    Não altere a descrição do cabeçalho;
  • 3.
    Não altere a ordem das colunas;
  • 4.
    Uma vez que sua planilha já esteja com as informações de suas vendas, não exclua nenhum dado informado. Caso seja necessário realizar alguma alteração, faça isso dentro do sistema.
  • 5.
    Utilize apenas a planilha que foi disponibilizada através de download, já que outros documentos não poderão ser importados para o seu Sistema ERP.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!