Como cadastrar Produtos Compostos no Sistema ERP

Este artigo é para aquelas empresas que trabalham com produtos que refletem questões primas para fabricar seu produto. Uma boa gestão destes processos garante um estoque positivo, mais objetividade no momento da produção e segurança na hora de fazer vendas.
O que é Produto Composto?
São mercadorias que opiniões de outros itens em sua composição para obter o resultado final desejado. Como por exemplo, para um fabricante de bolos, o produto dele é composto. Ele necessitará de um conjunto de produtos para chegar ao resultado final. Estes produtos são chamados de matéria prima ou insumos.
Fique atento! O nome registrado para este produto é o que aparecerá em eventual nota fiscal emitida, e o preço final de venda deverá ser registrado no cadastro deste item.
Antes de cadastrar o produto composto, ou seja, o produto acabado, precisamos cadastrar os produtos que compõem este item, ou seja, como materiais primários ou insumos.
Como cadastrar a matéria prima?
Para cadastrar a matéria prima de um produto composto, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Novo Produto
Logo após, o sistema disponibilizará a tela Cadastro de Produtos. Na aba Dados , vários campos estão disponíveis para este cadastro, mas você deverá dar maior atenção aos seguintes campos:
Nome do Produto: informe o nome da matéria prima que será utilizada; Tipo do Produto: neste campo informe a opção Simples ; Tipo/Gênero: informe a opção 01- Matéria-Prima ; Ocultar nas Vendas: o sistema disponibiliza esta checkbox, para as empresas que não farão as vendas da matéria-prima que está sendo cadastrada.
Na seção Custos e Precificações , informe o Preço de Custo e o Preço de Venda da matéria prima.
Após inserir todos os dados necessários do cadastro da matéria prima, clique em Salvar .
Atenção! Faça esse passo a passo com todas as matérias primas possíveis para cadastrar o produto acabado.
Como vincular a matéria prima cadastrada com o produto acabado?
Agora, será necessário cadastrar o produto acabado, aquele que chegará na mão do consumidor. Para isso, será necessário acessar novamente o menu lateral Cadastros , submenu Novo Produto .
Nesta tela, informe o Nome do produto acabado, no campo Tipo/Gênero informe a opção 04 – Produto Acabado .
O próximo passo importante, é ir até a aba Composição , pois é aqui que será feito o vínculo das matérias primas cadastradas com este produto acabado.
Localizar Depósito : informe aqui o depósito de onde a matéria irá sair após produzir o produto acabado; Localizar Produto ou Serviço : informar neste campo a matéria prima que compõe este produto acabado, e ao lado informar a quantidade que será utilizada da matéria prima para fabricar 1 unidade do produto acabado; Calcular Custo do Produto Automaticamente : selecione este checkbox se deseja que o custo do seu produto acabado seja calculado com base na soma do custo das matérias primas.
Após informar a matéria prima, clique em Adicionar e repita o processo se necessário informar outros insumos.
Agora, as matérias primas trazem benefícios como na imagem abaixo, com as seguintes colunas:
Depósito de Origem : aqui está informado o depósito em que foi selecionado na hora de adicionar a matéria prima/insumo; Código : informado o código do cadastro do produto; Produto/Insumo : informado qual é a sua matéria prima/insumo; Consumo : aqui será informada a quantidade de cada insumo que será utilizado para fabricar 1 unidade deste produto acabado; Unidade : informada qual é a unidade de estoque do insumo, que deverá ser informada na hora do cadastro da matéria prima; Custo Compra : neste campo é informado o preço de custo do insumo; Incidir Impostos Pagos sobre o Preço de Compra?: marque esta caixa de seleção se o sistema irá somar o percentual de IPI e ICMS, pagamento na compra do produto, ao Custo de Compra do Componente; Outros Custos R$ : informe aqui neste campo se há outros custos para esta matéria prima, que será somada no custo total; Custo Total : aqui neste campo apresentaremos o custo total do insumo de acordo com a quantidade informada no campo Consumo.
Fique atento! No campo Consumo, informe a quantidade correta que você deve utilizar da matéria prima para fabricar 1 unidade deste produto acabado, para não haver quebra no seu controle, tanto financeiro, quanto de estoque.
Logo abaixo, temos a seção Pré-Visualização dos Custos e Precificação , com os seguintes campos:
Preço de Custo (R$) : aqui é informado o preço de custo do produto acabado, de acordo com a soma do custo das matérias primas; (MVA) Lucro (R$) : neste campo é informado o lucro em real sobre o preço de venda informado na aba Dados do produto acabado; (MVA) Lucro (%) : neste campo é informado o lucro em percentagem sobre o preço de venda informado na aba Dados do produto acabado; Passo a Passo de Produção : aqui neste campo você poderá preencher com o passo a passo para fabricar este produto acabado, que poderá ser utilizado também no módulo PCP.
Após, você ainda poderá adicionar mais informações ao seu produto acabado nas abas: Fiscal, Fotos, Qualidade, Arquivo e Alimentos.
Logo após, clique em Salvar para que o sistema faça o registro das informações.
Para maior facilidade nos processos de cadastros, também há a possibilidade de importar as composições de seus produtos via planilha Excel, sem precisar acessar o cadastro dos produtos, você poderá importar várias composições para sua base.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!