Como cadastrar Produtos Similares no Sistema ERP

Para facilitar o processo de venda, principalmente quando sua empresa possui diversos produtos semelhantes, com mudança apenas de marca e preço, por exemplo, é possível utilizar o cadastro de produtos similares. Garantindo assim, maior agilidade no momento de cadastrar uma venda, já que ao inserir um produto, o sistema busca automaticamente produtos similares em seu cadastro.
Para realizar esse registro, acesse o menu Cadastros , submenu Produtos
Desta forma, será aberta a tela de listagem dos Produtos cadastrados. Selecione o produto desejado e clique no ícone de Editar.
Já no cadastro do produto, na aba Dados , localize a seção Similares 
Neste momento, você poderá vincular este produto, um produto que já existe em seu sistema. Para isso, você deve buscar pelo item no campo Produto e, em seguida, clicar em Vincular com produto já cadastrado .
Mas caso você deseje apenas inserir informações do produto similar manualmente, sem tê-lo cadastrado no sistema, clique na opção Inserir dados similares avulsos . Assim, será aberto um novo campo para você inserir o código, nome, modelo, marca e o fabricante.
Após concluir, aqui em Salvar .
Também é possível realizar o cadastro de produtos similares por planilha Excel, acessando o menu lateral Cadastro , submenu Produtos . Na tela, vá até Mais Ações e selecione a opção Importar/Exportar Produtos Similares 
Desta forma, será possível baixar um modelo de planilha, que é uma planilha em branco, onde poderá vincular os produtos similares ao produto desejado.
Ao baixar a planilha no seu computador, ela terá as seguintes colunas:
Produto Principal (Código do Produto) : selecione o código do produto principal, já cadastrado no sistema; Vincular ao Produto/Serviço (Código do Produto) : informar o código do produto a ser vinculado ao produto principal; Atenção! Os campos abaixo deverão ser obrigatórios somente se você selecionar a opção Sem Vínculo na coluna Vincular ao Produto/Serviço (Código do Produto.) Código : informe o código do produto similar, igual ao que está cadastrado no sistema; Nome : informar o nome do produto similar, igual ao que está cadastrado no sistema; Modelo : informar o modelo do produto similar, deverá já estar cadastrado no sistema; Marca: informar a marca do produto similar deverá já estar cadastrado no sistema; Fabricante : informe o fabricante do produto similar, o qual deverá já estar cadastrado no sistema como uma Pessoa com rótulo do Fabricante.
Após preencher as informações, salve a planilha no seu computador. E no mesmo local onde a baixou, dirija-se ao passo 4 e faça o upload da planilha ao sistema, clicando em Buscar Planilha no meu computador.
Como usar produtos similares em uma venda
Depois de ter cadastrado os dados dos produtos similares, é o momento de utilizá-los em vendas! Para isso, acesse o menu Vendas , submenu Novo Pedido e preencha os dados principais da venda, como cliente, empresa e depósito.
Logo abaixo, ao pesquisar pelo produto cadastrado , tanto pelo código e nome do produto principal quanto pelo código e nome do produto similar, o sistema buscará todos os similares que foram adicionados no produto principal, para que você faça a seleção do item desejado.
Atenção! Produtos similares são visíveis somente na tela de Pedidos e Orçamentos , podendo criar o pedido sem ter o produto em mãos por exemplo. Assim, o sistema traz os semelhantes ao que já está em sua busca.
Em contrapartida, no PDV não é possível visualizar os produtos similares, pois parte do princípio que o seu cliente já pegou o produto que precisa ser direcionado à sua caixa, não sendo necessário pesquisar os produtos a serem adicionados na venda.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!