Como cancelar e excluir Boletos Bancários no Sistema ERP

Caso você tenha gerado um boleto e neste momento deseje cancelá-lo, este é o artigo certo para tirar suas dúvidas. Aqui neste artigo, ensinamos como cancelar os boletos gerados através do ERP. Lembrando que essa ação será somente responsável pelas informações registradas no sistema. Caso você já tenha enviado o boleto ao seu banco através da remessa, entre em contato com sua conta bancária e informe a respeito do cancelamento.
Primeiramente, acesse o menu lateral Financeiro , submenu Boletos
Em seguida, você poderá localizar o boleto através da Busca Avançada ou então, na pesquisa rápida pelo seu número.
Agora, serão listados os boletos gerados no seu sistema, conforme os filtros. Assim, você poderá selecioná-lo e clicar em Cancelar Boleto.
Dessa forma, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação do cancelamento do boleto. Ainda assim, é reforçado novamente que essa ação realizada no sistema não cancela o boleto já enviado ao banco e que o cancelamento efetivo deve ser solicitado ao órgão do banco. Portanto, habilite o checkbox Estou ciente e clique em OK .
Feito isso, o sistema exibirá uma mensagem de Boletos Cancelados com Sucesso , no canto inferior da tela.
Mas se você deseja excluir o boleto bancário do seu sistema, veja algumas dicas!
  •  
    O boleto não pode estar vinculado à remessa. Portanto, antes de excluir o boleto, você deve excluir a remessa vinculada a ele.
  •  
    Caso você esteja cancelando um boleto que está pagando, o pagamento não será excluído. Caso queira estimar o valor ao cliente, você deverá remover o pagamento registrado no sistema e ainda, excluir o lançamento financeiro para não constar em atraso.
Sabendo disso, para excluir o boleto bancário, selecione-o e clique em Excluir . Assim, automaticamente o registro será excluído do seu sistema.
Importante! O ERP dispõe de uma configuração que determina que ao cancelar o boleto, será excluído o registro de lançamento financeiro. Caso seu ERP esteja configurado desta forma, tenha certeza desta ação. Além disso, se o boleto foi gerado de uma venda, ao cancelar o boleto e excluir o lançamento, automaticamente o estoque dos produtos vendidos será devolvido para o depósito.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!