Como concordar o Saldo Bancário no Sistema ERP

Sabemos que o controle dos registros financeiros pode gerar divergência entre o saldo da conta física, em relação ao saldo da conta bancária registrada no sistema.
Mesmo depois de verificar o extrato do seu banco com o Relatório de Extrato Bancário do Sistema ERP, se o saldo continuar diferente, possivelmente isso dá por conta do saldo inicial informado no cadastro da Conta Bancária não estar correto.
O Saldo Inicial, informado no cadastro da conta bancária, deve ser igual ao de quando você começou a utilizar o ERP em sua empresa. Ou seja, o saldo deve ser de acordo do dia em que ocorreu o primeiro registro de pagamento no sistema, para essa determinada conta bancária. Caso o saldo inicial esteja incorreto, o saldo bancário consequentemente terá informações incorretas também.
Vamos ver como ajustar?
Primeiramente, é necessário acessar o menu lateral Relatórios , submenu Financeiro , e selecionar a opção Saldos.
Nessa tela serão exibidos os saldos bancários de todas as Contas Bancárias cadastradas no sistema. Vamos usar como exemplo que o saldo bancário da conta Ailos é divergente.
No Sistema, o saldo nesse momento é de R$ 5.472,00, porém na conta bancária realmente o saldo é de R$ 5.256,80.
É nesse momento que será necessário ajustar o saldo. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Contas Bancárias , e edite a conta bancária.
Nessa tela de edição da conta bancária, é possível localizar o campo Saldo Inicial (R$).
Esse é o momento de realizar o ajuste. Se realmente o saldo bancário é de R$ 5.256,80 e no sistema é como R$ 5.472,00, deve ser subtraído R$ 215,20 do saldo inicial da conta bancária. Ou seja, no local onde está informado R$ 5.000,00 como saldo inicial, deve ser informado R$ 4.784,80.
Ao realizar essa alteração, basta Salvar , clicando no canto superior direito da tela.
Desta forma, ao consultar o Relatório de Saldos novamente, será possível verificar se o saldo já foi atualizado para R$ 5.256,80, que é o mesmo saldo da conta bancária realmente.
IMPORTANTE! Essa alteração do Saldo Inicial também irá alterar o Saldo Acumulado do Relatório de Extrato Bancário.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!