Como configurar o uso de Balança no Sistema ERP

Uma dúvida frequente de quem vende produtos por peso, é a configuração da balança no Sistema ERP. Por isto, neste artigo ensinamos como configurar a balança no sistema. Acompanhe!
Primeiramente, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Empresas e edite a empresa que irá vender os produtos através da balança.
Em seguida, na aba Dados , vá até a seção Configurações Gerais e habilite o campo Habilitar Uso da Balança no PDV . Feito isso, o sistema irá liberar o campo para você definir o Padrão de Balança no PDV
Mas para selecionar o padrão corretamente, você deve conhecer cada um dos itens da etiqueta. São eles:
2- Dígito que sempre será consertado, representado que este produto é pesado. Este código sempre será 2. C- Código do produto cadastrado no sistema. 0- Representa o valor não utilizado. T- Representa o valor total a pagar. P- Corresponde ao peso ou quantidade do produto. DV- Sigla que corresponde ao código selecionado do EAN13. Este número é calculado automaticamente pela balança.
Depois de saber o que representa cada um desses caracteres, você já poderá selecionar o padrão de etiqueta gerado pela sua oscilação. Nossa dica é que, ao gerar uma etiqueta de teste, você analise os dados da etiqueta do final para o início. Por exemplo:
Pesamos uma quantidade de Banana Nanica, e nesta etiqueta o último número representa o Dígito Verificador (DV), em seguida há o Valor Total a Pagar (T), logo após informação o Código do Produto cadastrado no sistema (C) e por fim, o Valor Fixo (2), que sempre será 2. Neste caso, o padrão da balança deste exemplo é a opção F.
Portanto, basta selecionar o tipo correspondente e Salvar o cadastro da sua empresa, para registrar a informação.
Importante! Para que o produto seja reconhecido corretamente pela balança, você deve configurar o EAN (Código de Barras) para cada um dos itens que venderá através da pesagem. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Produtos e edite o produto desejado. Agora, vá até a aba Fiscal e informe o código de barras no campo EAN – CÓDIGO DE BARRAS . Por fim, clique em Salvar .
Observação: O EAN de cada produto deve conter a quantidade de código de acordo com o tipo da balança. Por exemplo, a etiqueta padrão F contém 6 números referentes ao EAN.
Lembrando que você também pode adicionar o EAN em massa em seus produtos. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Produtos , clique em Mais Ações e selecione a opção Importar/Exportar . Em seguida, baixe a planilha para Alterar Dados de Produtos e informe o EAN de todos eles. Por fim, importe novamente a planilha no sistema.
Depois de configurar o padrão da balança e informar o código de barras em nossos produtos, você já poderá efetuar vendas desses itens em seu sistema, através da leitura da etiqueta gerada pela balança. E ainda, no Sistema ERP você também poderá exportar a carga dos seus produtos para balançar utilizando o arquivo MGV5 ou MGV6.
Fique atento! O sistema não é compatível com balanças que pesam direto na caixa e que não geram etiquetas.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!