Como emitir a primeira NF-e no Sistema ERP

Caso você seja um novo usuário do nosso sistema, deve ter a dúvida de como se emitir uma NF-e pela primeira vez. Mas não se preocupe, pois mais que a parte fiscal tende a ser complicada, você verá que é muito fácil realizar esse procedimento! Para tornar a explicação mais fácil, vamos elencar alguns tópicos.
1- Configurar os dados da empresa
No primeiro momento, você deve cadastrar todos os dados fiscais na empresa que emitirão as notas fiscais.Lembre-se de informar o CNPJ, Inscrição Estadual, Endereço completo e Regime de Apuração conforme se enquadrar sua empresa.
2- Inserir o certificado digital
Concluído o cadastro da empresa, você deverá configurar o certificado digital dela aqui no sistema. A emissão de NF-e pode ser realizada com certificados A1 e A3.
3- Criar os produtos
Agora, para que seja possível emitir uma NF-e, é necessário que tenha os produtos cadastrados no Sistema ERP. Este procedimento pode ser realizado manualmente, ou em massa, através da planilha Excel. Ainda assim, você pode inserir a quantidade de saldo que cada mercadoria possui no depósito.
4- Criar uma pessoa
Além dos produtos, você também deve cadastrar uma pessoa para quem deseja emitir uma NF-e. Essa pessoa pode ser física ou jurídica, sendo cliente ou fornecedor. 
5- Emitir NF-e através da venda ou de forma avulsa
Com todos os dados devidamente cadastrados, você já poderá emitir uma NF-e no Sistema ERP! Você pode optar por duas formas. A primeira dela é emitir NF-e através da venda, onde a venda dará baixa dos produtos no depósito e gerará o lançamento financeiro. Já a outra possibilidade é através da nota avulsa, que somente emitirá o documento fiscal, sem ter vínculos com estoque e financeiro. Além disso, emitindo uma NF-e de uma venda, você poderá configurar os padrões de tributação de cada produto, por meio das operações fiscais.
Importante! A numeração da primeira nota fiscal você deverá definir a tela de edição da NF-e. Ou seja, se você já emitia NF-e por essa empresa em outro sistema, ao inserir os dados que possuem sua nota, você verá o campo de Série e Número, onde deverá inserir a próxima numeração. Assim, nas novas notas, o sistema seguirá a sequência de acordo com a primeira numeração informada. Caso você não saiba qual numeração deve utilizar, solicite essa informação para sua contabilidade.
Seguindo todos esses passos, você não terá dificuldade para emitir notas no ERP mais completo do Brasil!
 
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!