Como emitir NF-e através de Pedidos no Sistema ERP

Por padrão, para emitir nota fiscal de um pedido, é necessário primeiramente a venda para emitir posteriormente o documento fiscal. No momento de vender determinado produto, o sistema realiza a baixa no estoque e gera o lançamento financeiro. Assim, o status desta negociação será Pedido Faturado ou Pedido Aprovado Sem Faturamento (no caso de utilizar uma categoria de venda que não gera o financeiro).
Para saber mais detalhes de como realizar vendas no sistema, veja o artigo: Como gerar Pedidos e Orçamentos no Sistema ERP
Depois de gerar sua venda, é necessário acessar o menu lateral Vendas , submenu Pedidos e Orçamentos.
Nessa tela, é possível emitir a NF-e selecionando o pedido que deseja, clicando no checkbox informado na primeira coluna, e em seguida selecionando a opção NF-e , conforme imagem abaixo.
 
Outra forma de emitir a NF-e é na edição do pedido. Para isso, edite o pedido e clique em Mais Ações , e em seguida, Gerar NFe.
 
De ambas as formas, você será direcionado para a tela de emissão de nota fiscal, onde os dados já serão preenchidos automaticamente conforme o que foi preenchido na venda. Caso alguma informação não esteja preenchida corretamente, você poderá alterar o campo com a respectiva informação.
Seção Dados da Nota Fiscal
Nas primeiras informações da nota fiscal, o sistema exibe as informações gerais da nota, como número, dados e hora, além de informações específicas de tipo e específicas de operação. Neste momento você poderá realizar as alterações possíveis e obrigatoriamente preencher a Natureza da Operação com o CFOP padrão da nota fiscal.
Aba Emitente
Logo abaixo você verá a aba Emitente, onde serão incluídos os dados de sua empresa conforme cadastrado anteriormente. Confira todas as informações, e caso alguma delas esteja incorreta ou não preenchida, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Empresas e edite a informação em questão. Depois de salvar a alteração da empresa, você deverá gerar uma nota fiscal novamente.
Aba Destinatário/Remetente
Na aba ao lado estarão os dados do seu cliente conforme já cadastrado. Verifique todas as informações, e se necessário, realize as alterações necessárias. Lembrando que todos os campos em vermelho devem ser preenchidos corretamente.
Aba Produtos
Na aba a seguir são apresentados os seus produtos vendidos, conforme quantidades e valores já preenchidos em seu pedido. Caso você precise editar alguma informação, utilize o ícone em forma de lápis que Edita como informações.
Ao editar o produto, além de alterar dados gerais de mercadorias, você também pode modificar informações de ICMS, PIS, COFINS, IPI e acompanhar os valores totais de cada imposto. Depois de editar, clique no ícone em forma de X dentro do quadro do produto para atualizar.
Aba Transp./Frete
Após, a aba ao lado se refere ao transporte e frete da nota fiscal. Nela serão concedidos os dados de transporte da mercadoria até o destinatário. Você deve selecionar a Modalidade do Frete, e caso selecione uma opção que contempla o transporte das mercadorias, informe também a transportadora, os dados do veículo que farão o transporte e os volumes que serão transportados.
Aba Faturas
Em seguida, na aba Faturas o sistema apresentará as faturas cobradas pelos produtos, conforme as informações geradas na sua venda. Mas caso seja necessário, você pode alterar todos os dados necessários. Lembrando que os dados da transação devem ser superiores ao dia da emissão da nota e caso a forma de pagamento seja cartão de crédito, será necessário preencher os dados da credenciadora ao expandir a forma de pagamento.
Aba Documentos. Referenciados
Após, na aba Docs. referenciados você verá campos para informar a chave de acesso do documento fiscal que deseja referenciar nesta nota fiscal. O preenchimento desta informação é apenas obrigatório ao emitir uma nota fiscal complementar. Portanto, para NF-e de venda, não há necessidade de preenchimento.
Aba Informações Complementares
Logo após, na aba Infos. Complementares você preencherá as informações adicionais que deverão aparecer na nota fiscal. O sistema já tratará automaticamente qual o número do pedido de venda e a média de tributos em conformidade com a determinação da Lei de Transparência Fiscal.
Aba Totais
Por fim, na aba Totais serão apresentadas as somas dos impostos da nota fiscal, ou seja, a soma dos impostos presentes em cada produto.
Depois de preencher todos os campos, clique em Salvar e depois em Pré-Visualizar . Feito isso, você poderá clicar em Emitir NFe.
Após isso, sua NF-e será emitida com sucesso e você poderá baixar o XML ou o DANFE através dessa confirmação. Ou também, poderá acessar o menu lateral Fiscal , submenu NFe Emitidas , selecionar sua NFe e clicar em Mais Ações , agora é só você clicar em Baixar XML ou Baixar DANFE .
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!