Como emitir NFC-e a partir do Pedido/Orçamento no Sistema ERP

A nota fiscal é fundamental para que as empresas possam esclarecer os impostos incidentes sobre as operações realizadas, facilitando a fiscalização das autoridades responsáveis.
Com o sistema ERP é fácil emitir NFC-e referente às suas vendas, ou seja a nota fiscal de consumidor. Uma vez que a NFC-e tenha sido preenchida e assinada eletronicamente (com certificado digital), ela será transmitida pela internet para a SEFAZ.
Importante!
Antes de emitir a NFC-e em seu sistema, é necessário que você já tenha configurado todos os dados para a emissão deste documento, que seriam:
  • Dados no cadastro da empresa;
  • Certificado digital;
  • Token e Código do Token CSC;
  • Tributação dos produtos;
  • UF da pessoa “Consumidor não identificado”.
 
Com os dados configurados, será possível emitir a NFC-e. Neste artigo, ensinamos como poderá ser realizada a emissão desse documento através de vendas realizadas por Orçamentos/Pedidos.
Para isso, acesse o menu lateral Vendas, submenu Pedidos e Orçamentos.
Neste momento, o sistema apresentará a listagem de todos os pedidos gerados em seu sistema. Lembrando que para gerar uma NFC-e, o seu pedido deve estar faturado no sistema, e no campo Categoria da venda, deverá ser informada a categoria Consumidor Final (que é a categoria padrão para as NFC-es/CF-es) ou uma categoria que possui a operação fiscal cadastrada de forma correta para a emissão de NFC-e.
Listagem de pedidos
A primeira forma de emitir a NFC-e seria através da listagem, onde deve ser selecionado o pedido, e em seguida, clicar na opção NFC-e/CF-e, conforme imagem abaixo.
Na próxima tela, o sistema informa a NFC-e que será emitida. Clique na opção Gerar NFC-e.
Logo após, o sistema informará que a NFC-e foi emitida com sucesso e você poderá Baixar o Cupom, Imprimir Cupom ou Enviar Cupom por E-mail.
Edição do pedido
A outra forma de gerar a NFC-e de vendas realizadas por Orçamento/Pedidos é através da Edição dessa venda. Para isso, ainda na tela de listagem de Pedidos e Orçamentos, clique no ícone de lápis para editá-la.
Com o pedido editado, você precisará clicar em Mais Ações e na sequência, em Gerar NFCe/CFe.
Na próxima tela, o sistema informa a NFC-e que será emitida. Clique na opção Gerar NFC-e.
Logo após, o sistema informará que a NFC-e foi emitida com sucesso e você poderá Baixar o Cupom, Imprimir Cupom ou Enviar Cupom por E-mail.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!