Como enviar Pedidos através dos Correios no Sistema ERP

A pré postagem dos Correios é um dos primeiros passos a serem realizados para que o envio das mercadorias vendidas seja entregue por esse portal. Mas para que isso aconteça, você deve ter um contrato ativo junto aos Correios e configurar todos os dados de integração em seu sistema. 
Depois de informar os dados do seu contrato no sistema, será possível enviar seus pedidos através do SIGEP Web .
Para isso, você deve cadastrar um novo pedido e utilizar a seção Informações sobre a Entrega . Esta seção confirma o endereço para iniciar a configuração de envio através do SIGEP Web.
Para fazer a configuração de envio via SIGEP WEB , acesse o menu lateral Vendas submenu Novo Pedido.
Na próxima tela, forneça os dados da sua venda, informando os campos de Cliente , Empresa , Depósito , Produtos e demais dados que achar necessários.
Feito isso, acesse a seção Informações sobre a Entrega e verifique se o endereço do cliente foi informado corretamente.
Ainda nesta tela, no campo Meio de Envio , selecione a opção Correios . Assim, será liberado automaticamente o botão Configurar Envio – SIGEP , ou qual você deverá clicar.
A seguir, você será direcionado para a tela de Pré Postagem de Pedidos e terá a confirmação dos dados inseridos anteriormente.
Na mesma tela, você verá a seção Produtos de Venda . Nela, você deverá escolher como os produtos serão enviados.
Existem duas opções disponíveis:
Separar todos : quando cada unidade do produto for enviada em um volume diferenciado, você deverá marcar os produtos na primeira coluna e depois marcar esta opção. O sistema entenderá que cada unidade do produto é um volume a ser transportado; Agrupar todos : esta opção deverá ser marcada quando todos os produtos forem enviados em um único volume. Marque os produtos na primeira coluna e depois clique nesta opção;
Depois de selecionar uma dentre três opções, aparecerá outra seção que é Objetos Postais .
Nesta seção, você deve escolher qual será o serviço utilizado para envio dos itens. Vale lembrar que apenas serão liberados os serviços disponíveis em seu contrato.
Ao selecionar o serviço, você verá um ícone vermelho negativo informando que o serviço não está disponível, já o ícone verde positivo informa que o mesmo está disponível e você poderá obrigar.
Ao clicar no botão Expandir, é possível acessar os dados dos parâmetros do produto e a caixa de seleção de serviços adicionais contratados, que são Contratar Seguro, Contratar Mão Própria e Contratar Aviso de Recebimento.
Após verificar todos os campos, você pode clicar na opção Calcular Frete e, então, o sistema apresentará o valor do frete e o prazo para entrega dos itens.
Para finalizar, clique em Salvar. Agora, você será direcionado para a tela de venda, onde deverá realizar seu faturamento.
Importante : caso o sistema apresente um serviço indisponível, você pode solicitar sua liberação junto ao Correio. Depois de liberar o serviço, você deve atualizar sua lista de serviços, clicando em Atualizar Serviços .
Para acessar a tela de postagem, acesse o menu lateral Expedição, submenu Postagem Venda – SIGEP.
A seguir, será possível visualizar os produtos cadastrados anteriormente na Pré-Postagem de Pedidos.
Se for necessário editar informações de algum pedido, basta selecioná-lo e clicar no ícone de lápis.
O próximo passo é realizar uma Nova Pré Lista de Postagem (PLP).
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!