Como fazer Conciliação Bancária por OFX no Sistema ERP

O OFX é conhecido como arquivo Open Financial Exchange. É um formato de documento usado para arquivos de dados financeiros que contém transações, declarações e outras informações financeiras. Uma das principais características do formato OFX é que ele permite a automatização das informações bancárias. O saldo bancário e as movimentações financeiras serão disponibilizados pela instituição financeira, isso permitirá que o sistema Sistema ERP faça a identificação de forma automática.
Após baixar o extrato OFX do seu banco para o seu computador, será possível importar o arquivo para o sistema.
Para você importar este arquivo, será necessário acessar o menu lateral Financeiro , submenu Importar OFX.
Na próxima tela, selecione o banco onde você exportou o documento .OFX . Em seguida, clique em Escolher arquivos .
Procure o arquivo .OFX dentro do seu computador e clique em Abrir . Aguarde alguns instantes, enquanto o sistema fará a leitura do documento.
Após a leitura do documento, o sistema apresentará uma tela Importador de OFX com o registro de todas as suas transações.
Dados: este campo informa os dados em que a transação foi realizada; N° Transação: o sistema informa o número da transação, este número é gerado pela sua instituição financeira; Descrição Banco: neste campo o seu banco descreve sobre a transação; Valor R$: neste campo será informado o valor total efetuado. O valor destacado em azul informa que o lançamento é uma receita , enquanto os valores destacados em laranja referem-se a despesas; Lançamentos: nesta coluna você poderá vincular seu lançamento já existente ou cadastrar um novo. Assim, o sistema traz as informações do Plano de Conta , Cliente/Fornecedor e Valor R$ .
O sistema disponibilizará nesta tela o Total Receitas em azul e o Total Despesas em vermelho, para o gerenciamento de suas movimentações.
A seguir, será possível fazer a utilização do filtro para realizar suas buscas, clicando em Filtros da Listagem.
 
Tudo: busque por todas as transações sem distinção;
Transações Relacionadas: busca por transações relacionadas a lançamentos financeiros;
Transações Pendentes: busque por transações que não estão vinculadas ao lançamento.
Como vincular a transação ao lançamento
Caso tenha cadastrado em seu sistema um lançamento financeiro com os mesmos dados e valor disponível no arquivo OFX, o sistema fará o vínculo automaticamente . Para vincular manualmente a transação do OFX a um lançamento financeiro já cadastrado no sistema, clique no botão Lançamento Vincular. Após clicar nesta opção, outra tela será aberta para pesquisar lançamentos.
COD, DOC, BOLETO, Descrição: você poderá pesquisar por um documento/código/boleto/descrição;
Cliente/Fornecedor : selecione o cliente que deseja buscar o lançamento;
Plano de Conta: selecione um plano de contas para buscar os lançamentos;
Forma de Pagamento: selecione uma forma de pagamento para buscar os lançamentos;
Empresa: informe a empresa responsável pelo lançamento;
Conta Bancária: informe a conta bancária do lançamento;
Grupo: informe o grupo do lançamento;
Valor: informe o valor do lançamento;
Situação do lançamento: selecione a situação do lançamento;
Ordenação: selecione quais dados o lançamento deve ser buscado;
Bandeira Cartão: selecione a bandeira do cartão;
Período: selecione o período de dados desejado para realizar a busca. Caso selecione a opção Personalizado utilize os campos de Dados Inicial e Dados Finais para definir o período;
Dados Iniciais: definir um dado para iniciar a busca de acordo com aquele período;
Data Final: define um dado para finalizar o período da busca;
Filtrar Por: selecione quais dados o sistema deve filtrar. Agora clique em Aplicar Filtros para que seja realizada a busca. Caso deseje excluir as configurações aplicadas, basta clicar em Fechar.
Após aplicar o filtro, o sistema realizará a busca dos lançamentos que se encaixarem no filtro. Selecione um ou mais, para preencher o valor total do lançamento e clique em Carregar Lançamentos.
Após clicar em carregar lançamentos, o sistema retorna para a tela inicial com todos os lançamentos.
O ícone verde (positivo) informa que a vinculação foi efetuada corretamente. Isto não significa que a alteração já foi salva, apenas que o sistema encontrou o código correto para vincular.
Com todos os lançamentos vinculados, clique em Salvar , para que o sistema registre essas transações no seu financeiro.
Como criar um novo lançamento
Para criar um novo lançamento financeiro no sistema, preencha os campos de Plano de Contas e Cliente/Fornecedor:
 
Para criar mais de um lançamento financeiro para a mesma transação do OFX, clique na opção Adicionar Lançamento na Lista .
Quando as informações forem preenchidas corretamente, o ícone em Vermelho (negativo) apresentado antes do código será substituído por um ícone Verde (positivo).
Feita a conciliação, clique em Salvar . Assim, o sistema registrará as transações realizadas e elas aparecerão na listagem dos lançamentos.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!