Como fazer o cadastro e controle de cheque no Sistema ERP

Dentre as formas de pagamento aceitas em uma empresa, especialmente no comércio, estão os cheques. No entanto, esta modalidade requer certos cuidados e controles específicos. Por isso, o módulo financeiro do Sistema ERP possui ferramentas que possibilitam o registro e controle das informações sobre os cheques recebidos.
Para realizar o registro de recebimento de um novo cheque, acesse o menu lateral Financeiro, submenu Controle de Cheque e clique em Novo.
Assim, o sistema abrirá uma tela de cadastro para o controle do cheque.
Informações de Cadastro
 
Empresa: informe para qual empresa este cheque está sendo utilizado como pagamento; Cliente/Fornecedor: informa o cliente ou o fornecedor que efetuou um pagamento com este cheque.
Dados de Pagamento
Valor (R$): informe o valor em reais a ser pago com este cheque;
Status do Cheque: selecione dentre as opções (A compensação, Pago ou Devolvido), qual o status do cheque em seu financeiro;
  • A Compensar: será criado um vínculo do cheque junto ao lançamento, que ainda terá com seu valor em aberto para uma futura compensação;
  • Pago: será criado um pagamento no lançamento conforme valor preenchido no momento da vinculação do lançamento ao cheque;
  • Devolvido: caso o cheque tenha sido classificado com este status o pagamento realizado no lançamento será excluído e ao realizar vendas para um cliente com cheques devolvidos será emitida uma mensagem de alerta em vermelho (mas não impedirá vendas para este cliente), semelhante à inadimplência.
Data de Vencimento: informa qual a data de vencimento para o mesmo.
 
Dados Financeiros
Banco: selecione o banco de origem deste pagamento (o Sistema ERP já traz uma lista de instituições financeiras, basta selecionar a desejada);
Agência: informe o número da agência;
Conta: informar o número da conta bancária de origem do cheque;
Número do Cheque: este é um número sequencial único utilizado para identificar o documento referido. Via de regra, ele está localizado na parte superior do documento;
Dígito Agência: informe o dígito selecionado da agência de origem do pagamento;
Dígito Conta: informa o dígito verificador da conta de origem do pagamento.
Vincular Lançamentos
Executar por Código ou Nome do Cliente do Lançamento: Na aba vinculação de lançamentos, você pode digitar o código de uma venda ou buscar pelo nome do cliente/fornecedor ou daquela pessoa que está utilizando o cheque como pagamento.
Após selecionar o cliente, clique em Adicionar. Nesse momento, serão exibidos os lançamentos acrescentados. Vale lembrar que a pessoa do check e a pessoa do lançamento precisam ser a mesma. Você pode incluir vários lançamentos para o mesmo cheque. Por exemplo, se você tem um cheque de R$100,00 e o cliente quer pagar 2 compras de R$50,00 é possível selecionar as duas compras e vincular lançamentos.
Note que ao lado do lançamento oficial é possível informar o valor do pagamento (no caso de o cheque ter valor inferior ao valor total do lançamento).
Para visualizar este lançamento, clique no ícone de olho. Caso deseje Excluir o lançamento, clique no ícone de lixeira.
Com todas as informações corretamente inseridas, clique em Salvar.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!