Como gerar Lançamentos Financeiros no Sistema ERP

No sistema Sistema ERP você poderá facilmente registrar toda sua transferência financeira, controlar o que você tem a receber (suas receitas) e o que você tem a pagar (suas despesas).
Para isso, acesse o menu lateral Financeiro , submenu Novo Lançamento.
Em seguida, na tela de Cadastro de Lançamentos, preencha as informações para gerar um novo lançamento.
 
Dados do Lançamento
 
Cliente/Fornecedor: selecione a pessoa cadastrada responsável pelo lançamento, que poderá ser um cliente em caso de valor a receber, ou fornecedor em caso de valor a pagar;
Plano de Contas: selecione dentre as alternativas quais serão o plano de contas. Será ele que irá definir se o lançamento, é uma despesa (saída de valor) ou uma receita (entrada de valor);
Valor: neste campo deverá ser preenchido o valor total que será lançado no seu fluxo de caixa;
Forma de Pagamento: selecione uma forma de pagamento;
Conta Bancária: selecione em qual instituição financeira o valor do lançamento será movimentado;
Dados de Competência: estes serão os dados de efetivação do lançamento, ou seja, os dados em que a venda ou compra foi efetuada. Poderá coincidir com a data de criação do lançamento;
Data de Vencimento: esta será a data de vencimento do lançamento, ou seja, um data limite para que seja feita a quitação do valor. Normalmente, se o pagamento por operações após esses dados for cobrado do pagador juros ou multas sobre o valor;
Foi Quitado: marque esta opção quando o valor tiver sido determinado. Os dados de pagamento serão os mesmos que foram marcados nesta opção;
 
Mostrar Mais Campos
Logo após a seção Mostrar Mais Campos, é possível aplicar ao lançamento financeiro, aos descontos e aos juros.
Desconto (%): informe a porcentagem (%) do desconto que deseja aplicar para este lançamento. Ao informar desconto em porcentagem, será calculado automaticamente o desconto em reais;
Desconto R$: informe neste campo o desconto em reais. Ao informar o desconto em reais, será automaticamente calculado em porcentagem;
Desconto até o Vencimento (%): você pode ajustar a porcentagem (%) do desconto que deseja dar para pagamentos antecipados;
Entrada / Adiantamento (R$): informar neste campo o valor disponibilizado pelo cliente, referente à entrada ou adiantamento;
Centro de Custo: em caso de ter utilizado um plano de contas de despesas, informe o centro de custos que melhor se adequa a esse lançamento financeiro;
Código do Sistema: o sistema gera este código a partir do momento que o novo lançamento for salvo;
Número / Nome documento: informa o número do documento pertinente ao lançamento, como o número do pedido, nota fiscal e ordem de compra;
Grupo: selecione o grupo de lançamento previamente cadastrado, este grupo poderá ser aplicado em receitas ou despesas;
Juros Antecipação (%): neste campo você pode informar, a porcentagem (%) dos juros cobrados pelo banco pela antecipação da captação;
Juros Antecipação R$: informe o valor dos juros cobrados, pela antecipação da colheita;
Data Vencimento Original: o sistema considera os dados de vencimento com o dia em que está sendo gerado o novo lançamento;
Quitação de dados: a partir do momento em que o checkbox “Foi Quitado” para selecionado, o campo quitação de dados será preenchido automaticamente com os dados atuais;
Cadastro de Dados: o sistema informa os dados atualizados referentes ao dia do cadastro do novo lançamento;
Foi Conciliado: marque esta opção, caso o pagamento deste lançamento esteja conciliado com algum banco;
Criado Por: neste campo o sistema informa o usuário do sistema responsável pelo cadastro do novo lançamento financeiro; Modificado Por : neste campo o sistema informa o usuário, a data e a hora em que o lançamento foi modificado.
A seguir, preencha as informações que serão adicionadas ao boleto de pagamento.
Campos para Remessa de Pagamento
Na seção Campos para Remessa de Pagamento é possível informar os dados de pagamento de lançamentos financeiros de despesas, quando utilizado a conta bancária Itaú.
 
Parcelamento ou Recorrência
 
A seguir, na seção Parcelamento ou Recorrência você poderá preencher informações sobre os parcelamentos.
Caso não seja necessário o parcelamento do valor, selecione a opção Não parcelar . Mas caso deseje informar manualmente as parcelas desse lançamento financeiro, selecione a opção Configurar Manualmente. Assim, será necessário preencher os seguintes dados.
Valor da parcela(R$): fornecer o valor referente ao parcelamento; Data de vencimento da parcela: preencha os dados para o vencimento das parcelas. Logo após, clique em Adicionar Parcela para o sistema exibir as informações adicionadas.
A opção Parcelamento Automático , é utilizada para definir números de parcelas, taxas de juros, juros compostos, intervalo, valor. Ao selecioná-la, serão considerados os seguintes campos.
Intervalo: informe o tipo de intervalo de lançamento, você poderá escolher uma das alternativas: meses, dias, período de parcelamento. Ao escolher a opção Dias ou Parcelamento por Período , será preciso informar o campo Dias entre parcelas ; Taxa de Juros: informa a taxa de juros aplicada no parcelamento; Número de Parcelas : define o número de parcelas para este orçamento; Dias entre parcelas: informe um intervalo em dias para gerar o parcelamento; Juros Compostos : marque esta opção caso sua empresa trabalhe com juros compostos. Feito isso, clique em Visualizar Parcelas para o sistema exibir as informações adicionadas ao parcelamento automático, com esta opção o sistema informará os valores das parcelas que serão divididas de acordo com o intervalo estipulado.
Por fim, selecione a opção Recorrência Automática , para adicionar o número de repetições para o lançamento financeiro. A recorrência é uma forma de pagamento onde o cliente paga por um período contínuo de tempo, e de forma programada, para ter acesso a um determinado produto ou serviço. Com ela, será necessário informar os seguintes dados.
Intervalo: informe o tipo de intervalo de lançamento, você poderá escolher uma das alternativas: meses, dias ou período de parcelamento. Ao escolher a opção Dias ou Período Parcelamento , será preciso informar o campo Dias entre recorrências ; Taxa de Juros : informar a taxa de juros; Número de ocorrências: define a quantidade de meses para ser efetuado o pagamento; Dias entre recorrências: informe um intervalo em dias para gerar a recorrência; Juros Compostos: marque esta opção caso sua empresa trabalhe com juros compostos.
Em seguida clique em Visualizar Recorrências , para o sistema exibir as informações.
Depois de preencher todas as informações referentes ao Novo Lançamento Financeiro, clique em Salvar.
Com as informações salvas, veja que duas novas abas foram adicionadas pelo sistema:
Pagamentos: que serão utilizados para realizar a quitação de um lançamento.
Arquivos: permitem que você anexe arquivos ao cadastro, como boletos, comprovantes de pagamento, entre outros dados importantes. Estes arquivos podem ser consultados posteriormente ou enviados ao Google Drive.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!