Como gerar o Relatório de Extrato Bancário no Sistema ERP

Este relatório apresenta todos os pagamentos e transferências criados no seu fluxo de caixa, e que têm vínculo com o banco informado no filtro. Desta forma, este relatório não apresenta a previsão, apenas o realizado. Além disso, considerará o valor do saldo anterior e apresentará o saldo disponível na última coluna, ou qual leva em consideração o saldo inicial informado na conta bancária em questão.
Para utilizá-lo, basta acessar o menu lateral Relatórios , submenu Financeiro e clicar em Extrato Bancário
Você deve utilizar os filtros para que o sistema realize a busca das informações.
Empresa : informe a empresa que deseja visualizar as informações bancárias; Conta Bancária : selecione a conta que deseja visualizar as informações; Somente Conciliados : marque esta opção se desejar que o sistema informe apenas os lançamentos conciliados; Filtros Período : selecione o período de dados desejado para realizar a busca. Caso selecione a opção Personalizado utilize os campos de Dados Inicial e Dados Finais para definir o período; Dados Iniciais : definir um dado para iniciar a busca de acordo com aquele período; Dados Finais : define um dado para finalizar o período da busca.
Agora clique em Aplicar Filtros para que seja realizada a busca. Caso deseje excluir as configurações aplicadas, basta clicar em Limpar Filtros .
Após aplicar os filtros o sistema apresentará uma listagem das informações financeiras da conta filtrada.
Código : o sistema apresentará o código do seu lançamento. Ao clicar sobre o código você será redirecionado para uma nova tela, onde será possível visualizar detalhes do lançamento, tanto de especificação quanto de receita. Caso seja uma Transferência Bancária, o sistema não apresentará código; Dados : o sistema apresentará os dados em que foi realizado o pagamento/transferência; Cliente/Fornecedor : o sistema apresentará o nome do cliente/fornecedor do lançamento. Caso seja uma transferência o sistema apresentado N/A; Descrição : o sistema apresentará a descrição do pagamento/transferência; Plano de Conta : o sistema apresentará o plano de conta selecionado no lançamento; Centro de Custo : o sistema apresentará o centro de custo selecionado no lançamento; Cta. Bancária : o sistema informará o nome da conta bancária; Conc. : o sistema apresentará se o pagamento/transferência estiver conciliado; Tipo : o sistema apresentará se o valor foi uma saída ou entrada; Doutor. : o sistema apresentará o documento que está vinculado ao pagamento; Valor : o sistema apresentará o valor do pagamento/transferência; Acumulado: o sistema apresenta informação de soma ou subtração de valores de pagamento/transferência junto ao “Saldo Anterior”, o sistema faz a soma/subtração dependendo do tipo de lançamento/transferência (Receita ou Despesa). Ou seja, na primeira linha do relatório caso seja uma “Receita” o sistema soma o valor do pagamento/transferência ao Saldo Anterior e caso seja uma “Despesa” o sistema subtrai o valor do pagamento/transferência do Saldo Anterior. A partir da segunda linha do relatório o sistema sempre considera o valor do campo Acumulado da linha acima e soma/subtrai ao valor do pagamento/transferência, gerando assim um novo valor para o campo Acumulado.
Exemplo:
Saldo Inicial da Conta Bancária: R$ 100,00
Como foi deixado em branco o campo Data Inicial o sistema assume o valor do Saldo Inicial da Conta Bancária para o campo “Saldo Anterior” do relatório.
Linha 1 – Receita de R$ 70,51: (100,00 +70,51) -> Acumulado: R$ 170,51
Linha 2 – Despesa de R$ 2.629,99: (170,51 –2.629,99) -> Acumulado: R$ -2.459,48
Linha 3 – Receita de R$ 44,93: (-2.459,48+44,93) -> Acumulado: R$ -2.414,55
Linha 4 – Despesa de R$ 370,01: (-2.414,55-370,01) -> Acumulado: R$ -2.784,56
Saldo Anterior: Quando um dado é informado no Filtro de Dados Inicial deste relatório, o saldo anterior informado será o saldo da conta bancária de “um dia antes” dos dados daquela data.
Quando não for informado nenhum dado no Filtro Data Inicial do relatório, o “Saldo anterior” que irá aparecer, será referente ao valor informado no campo “Saldo Inicial” no cadastro da conta bancária (Cadastros > Contas Bancárias).
Você também poderá realizar o download deste relatório, basta clicar no ícone Exportar para PDF ou Exportar para Excel no canto superior direito.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!