Como gerar o Relatório de Movimentos de Estoque no Sistema ERP

O Relatório de Movimentações exibe todas as movimentações de estoque que foram realizadas no sistema, tanto as movimentações manuais quanto as movimentações automáticas (realizadas através de notas de entrada, vendas, cancelamentos, devoluções). Além disso, você poderá visualizar um totalizador de movimentações por produto, ou seja, o valor em reais movimentado por item.
Para gerar este relatório, acesse o menu lateral Relatórios , submenu Estoque e selecione a opção Movimentações
No primeiro momento, o sistema exibe os Filtros do Relatório , em que é possível filtrar pelos seguintes dados:
Depósito: informe o depósito que deseja verificar as movimentações; Código EAN: insira o código de barra (EAN) do produto que deseja verificar as movimentações; Produto: informe o nome do produto que deseja filtrar o relatório; Gênero do Produto: selecione o gênero dos produtos que desejam verificar as movimentações; Cliente/Fornecedor: informe o nome do cliente/fornecedor caso deseje filtrar o relatório para verificar as movimentações de estoque realizadas para essa determinada pessoa; Fornecedor do Produto: informe o nome do fornecedor que você deseja verificar as movimentações de estoque que são fornecidas nos produtos comercializados por ele; Tipo: se desejar, selecione o tipo de entrega, entrada ou saída; Responsável: caso deseja verificar movimentações realizadas por determinado usuário, informar o e-mail do usuário neste campo; Categoria de Movimentação: informe a categoria de movimentação pela qual você deseja filtrar este relatório; Por período: informe o período que deseja verificar as movimentações de estoque. Caso desejar, você poderá personalizar o período informando Dados Inicial e Dados Finais; Dados Iniciais: caso para informar o período personalizado, é possível definir os dados iniciais que deseja filtrar o relatório. Caso contrário, esse campo será necessário automaticamente de acordo com o período informado anteriormente; Dados Finais: caso para informar o período personalizado, é possível definir os dados finais que deseja filtrar o relatório. Caso contrário, esse campo será necessário automaticamente de acordo com o período informado anteriormente.
Depois de definir pelo que deseja filtrar seu relatório, clique em Buscar .
Dessa forma, o sistema exibirá os seguintes dados:
Produto: neste campo é informado o nome do produto, de acordo com o filtro aplicado; Gênero: neste campo é informado o tipo/gênero do produto, conforme seu cadastro; Total de Produtos: neste campo o sistema informa a quantidade total de movimentações que ocorreram neste determinado produto dentro do período informado no filtro. Se houver mais saídas de estoque do que entrada, o saldo será negativo. Em caso contrário, o saldo será positivo; Total Produtos: neste campo o sistema informa o valor total de entrega, multiplicando a quantidade total de movimentações pelo valor de custo unitário do produto.
Ainda neste relatório, é possível clicar no ícone de seta para ampliar as informações, onde serão apresentados os seguintes dados:
O relatório divide as movimentações de entrada e de saída em duas colunas diferentes, e por fim, realiza um totalizador da quantidade e do valor total de cada um dos tipos. Desta forma, na informação simplificada (antes de expandir), já contém a informação total da quantidade/valor de entrada subtraída da quantidade/valor de saída. Mas além disso, estão listados os seguintes campos:
Tipo: neste campo é informado se a entrega realizada foi uma entrada ou saída de estoque; Dados: informação de dados e hora em que a entrega foi realizada; Movimentação: neste campo o relatório informa uma descrição de como esta entrega foi realizada; Cliente/Fornecedor: informação do nome da pessoa para quem esta entrega foi realizada; Dados Adicionais: neste campo será informado algum dado adicional que foi referenciado no momento do registro da movimentação; Observações: automaticamente o sistema registra a observação referente à movimentação realizada e exibe neste campo; Depósito: informação de qual depósito esta entrada ou saída do estoque foi realizada; Valor Unitário: neste campo é informado o valor de custo do produto, conforme seu cadastro; Qtd: neste campo é informada a quantidade de produto que ocorreu a entrega neste determinado dia; Valor total: neste campo é informado o valor total do custo do produto com esta entrega. O sistema utiliza o valor do custo unitário e multiplica pela quantidade movimentada; Responsável: neste campo é informado o e-mail do usuário que foi o responsável pela realização desta movimentação; Categoria de Movimentação: este campo informa a categoria de entrega informada na entrega manual.
Por fim, ao clicar em Mais Ações você poderá baixar o relatório em Excel ou PDF , onde serão exibidas as mesmas informações descritas na tela, conforme o filtro aplicado. Ainda assim, é possível calcular o total do relatório, onde mostra a quantidade total de movimentações e o valor total.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!