Como gerar Ordem de Compra da composição do PCP no Sistema ERP

Quando você estiver realizando a Ordem de Produção de um item, e verifique se as matérias primas não possuem saldo em estoque suficiente para a fabricação desse produto, não se desespere! No Sistema ERP você pode gerar uma Ordem de Compra junto ao fornecedor do produto diretamente da Ordem de Produção. Veja neste artigo como realizar este procedimento.
Partindo da situação em que você já possui uma Ordem de Produção registrada no sistema, você terá que editá-la acessando o menu lateral PCP , submenu Ordens de Produção
Estando na tela de edição da ordem, acesse a aba Composição e expanda a composição do produto que está sendo fabricado.
Nesta tela, você verá o campo Estoque Previsto que informa a quantidade que falta no estoque dos produtos quando ocorre a baixa dos compostos ao produto esta mercadoria. Neste exemplo que estamos utilizando, dois materiais primas não terão saldo suficiente para realizar a fabricação. Portanto, será necessário efetuar uma Ordem de Compra desses materiais.
Para isso, selecione os produtos em questão e clique na opção Gerar Ordem de Compra
Assim, você será direcionado para a tela de Ordem de Compra, onde deverá obrigatoriamente informar o fornecedor de quem você deseja comprar as mercadorias. Os produtos que serão comprados serão trazidos automaticamente pelo sistema com as especificações que serão utilizadas na produção, mas você poderá alterar, caso desejar. Os demais dados podem ser necessários de acordo com sua necessidade.
Com todas as informações devidamente descritas, você poderá Salvar o pedido. Depois disso, ao clicar em Mais Ações , você poderá enviar o documento de compra por e-mail ao fornecedor, para que ele saiba a solicitação desta compra. Mas lembrando que para isto, sua empresa deve estar configurada com o Servidor de E-mails.
Quando você desejar dar entrada desses pedidos no estoque, você poderá gerar uma Nota de Entrada diretamente pela tela da Ordem de Compra. Para isso, basta clicar em Mais Ações e selecionar a opção Gerar Nota de Entrada
Assim, você será direcionado para a tela de Nota de Entrada, com os produtos devidamente exigidos, conforme a Ordem de Compra. Então, depois de conferir os dados, clique em Salvar para registrar a nota em seu sistema. Ainda assim, para que os produtos sejam considerados entrada no estoque, clique em Mais Ações e selecione a opção Aprovar . Se ainda deseja gerar a conta a pagar dessa compra, clique novamente em Mais Ações e agora, opte pela opção Faturar
Com o saldo confirmado adicionado no estoque, será automaticamente atualizado na Ordem de Produção. Você pode confirmar essa informação ao expandir o produto na aba Composição , dentro do OP . Assim, no campo Estoque Disponível Atual , você verá que terá unidades suficientes de insumos para produzir o item.
Agora, basta encerrar a Ordem de Produção normalmente.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!