Como gerar relatórios personalizados no sistema ERP

O Sistema ERP oferece uma vasta lista de relatórios pré-configurados no sistema. Mas além disso, você também poderá personalizar relatórios com informações específicas que deseja verificar. É possível personalizar relatórios levando em consideração informações de lançamentos financeiros, vendas, itens de venda, notas de entrada, itens de nota de entrada, notas de saída, pessoas, entrada de estoque e saída de estoque.
Ao gerar o relatório de determinada fonte de dados, o sistema disponibiliza colunas e filtros específicos para serem usados. No decorrer deste artigo, vamos aplicar um exemplo de relatório personalizado de lançamentos financeiros. Acompanhe!
Primeiramente, acesse o menu lateral Relatórios , submenu Personalizado . Em seguida, clique em Novo
Feito isso, será necessário escolher qual será a Fonte de Dados utilizada para a montagem do relatório. Ou seja, qual o sistema local de pesquisa para fornecer os dados que serão utilizados no relatório. Para isso, basta clicar na fonte de dados desejada. Neste exemplo, vamos selecionar a opção Lançamentos
Depois de selecionar a fonte de dados, o sistema abrirá uma nova tela onde será necessário definir o nome que terá o relatório personalizado. Também exibirá a fonte de dados selecionada anteriormente. Logo abaixo, há três requisitos para definir quais colunas serão informadas no relatório, qual filtro poderá ser aplicado e ainda, a ordenação das informações. Você poderá adicionar, remover e ajustar a ordem de exibição das informações.
Colunas : selecione as colunas que ficarão disponíveis no relatório. Para isso clique na opção adicionar e depois clique na informação que deverá virar uma coluna do relatório. Depois de adicionar, você também poderá alterar a ordem das colunas ou excluir alguma coluna; Filtros : selecione quais filtros poderão ser aplicados no novo relatório. Da mesma forma que nas colunas, clique em adicionar e depois no filtro que você deseja incluir. Novamente você poderá modificar a ordem ou excluir algum filtro; Ordenação : selecione qual será a ordenação das informações dentro do relatório.
Depois de selecionar as informações da forma que você deseja, clique em Salvar e Visualizar no canto superior.
Após salvar, você será direcionado para a tela de geração do relatório. Como este é um relatório personalizado, o primeiro passo será Atualizar Fonte de Dados . Portanto, clique sobre este campo na parte superior da tela. Isso é necessário, pois as informações contidas neste documento podem alterar conforme novas informações são registradas no seu sistema.
Agora você poderá filtrar seu relatório através dos dados configurados anteriormente e clicar na opção Aplicar Filtros . Dessa forma, serão selecionadas as informações conforme a fonte de dados selecionada.
Importante! O relatório personalizado não calcula os totais, apenas exibe as informações. Caso deseje, você poderá baixar o relatório utilizando a opção Exportar Excel e realizar as alterações necessárias utilizando o Excel.
Você também tem a possibilidade de editar as informações definidas anteriormente, clicando em Editar Relatório . Dessa forma, você retorna para a tela de criação do relatório e poderá ajustar colunas, filtros e ordenação, caso seja necessário.
Fique atento! Toda vez que você utilizar este relatório personalizado, é necessário clicar na opção Atualizar Fonte de Dados , para que o sistema busque pelas informações atuais. Porém, essa atualização só pode ser realizada após duas horas da atualização anterior, para evitar sobrecarga do sistema.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!