Como gerar Saídas Consignadas no Sistema ERP

As saídas consignadas acontecem quando há representantes externos que retiram a mercadoria em sua empresa para revender, ou clientes que queiram retirar alguns produtos e fazer a compra posteriormente. Neste tipo de venda, fica definida uma data limite para os repasses das mercadorias por parte do representante ou do cliente. Se até aquele dia os produtos não foram vendidos, eles devem ser devolvidos à empresa.
No PDV do Sistema ERP é possível fazer o registro desses itens. Seu estoque será movimentado no momento da saída das mercadorias e posteriormente, será possível faturar sobre esta negociação, gerando o registro financeiro.
Primeiramente, acesse o menu lateral Vendas, submenu Consignado.
A seguir, clique em Nova Saída Consignada.
Na próxima tela, informe o produto no campo Buscar Produto e clique em Adicionar Produto. Se necessário, também pode editar a quantidade do produto, basta clicar sobre o campo correspondente.
Para realizar a Saída Consignada, é fundamental informar o nome do seu cliente. No campo Buscar Cliente, é possível realizar uma pesquisa no sistema pela pessoa física ou jurídica para quem você está fazendo essa venda. Faça isso, informando o Nome ou CPF/CNPJ do seu cliente.
Caso o cliente não esteja cadastrado no sistema, o usuário poderá utilizar a opção Cadastrar Novo Cliente.
Logo, o sistema disponibilizará uma janela para o usuário criar um novo cadastro. Preencha os campos, com as informações do seu cliente. E para finalizar clique em Criar novo.
Depois de informar os produtos e o cliente, você será direcionado para a tela a seguir. Nela é possível visualizar o produto selecionado, a quantidade e o valor total de sua venda.
Ainda nesta tela, no campo Data de Devolução o usuário pode editar a data em que os itens deverão ser devolvidos para a empresa. Ou você pode configurar um prazo de devolução padrão.
Na próxima tela, o sistema disponibilizará o código da sua venda em (Saída Código) e com o ícone Baixar Comprovante, será possível fazer download do Comprovante de Saída Consignada.
Clicando na opção Baixar Comprovante, o sistema fará o redirecionamento para uma nova guia e será possível imprimir um documento.
Observação! Este cupom possui um campo destinado para assinatura do cliente/representante comercial. Após a impressão deste recibo, solicite a assinatura do mesmo, desse modo a transação será formalizada.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!