Como informar o Grupo Tributário nos Produtos no Sistema ERP

O sistema irá vincular o produto com a operação fiscal de acordo com o grupo tributário. Neste caso, é necessário que além de informar o grupo tributário na operação fiscal, ele também seja informado no cadastro do produto. Dessa forma, o sistema puxará a tributação correta dos produtos de acordo com o grupo tributário informado no cadastro do produto e na operação fiscal.
Antes de começar, veja o artigo: Como cadastrar Grupo Tributário no Sistema ERP e saiba mais sobre o assunto.
Com os grupos tributários necessários cadastrados, você precisará acessar o menu lateral Cadastros , submenu Produtos.
Agora você poderá informar o grupo tributário no produto manualmente ou por meio de planilha.
1. Manualmente
Para informar o grupo tributário de forma manual, basta editar o cadastro do produto desejado e acessar a aba Fiscal.
Informe o grupo tributário desejado para este produto no campo Grupo Tributário e em seguida, clique em Salvar .
2. Através da Planilha
Para informar o grupo tributário por meio de planilha, você precisará estar na lista de produtos. Feito isso, clique em Mais Ações e após em Importar/Exportar.
Agora, você irá utilizar a coluna à direita Alterar Dados de Produtos e poderá baixar uma planilha de produtos filtrando por Fornecedor , Categoria , Marca ou Gênero do Produto . Caso não preencha nenhuma dessas informações, o sistema irá baixar uma planilha contendo todos os produtos cadastrados no sistema. Para realizar o download, basta clicar em Baixar Planilha Contendo os Produtos .
O sistema apresentará a seguinte tela apresentando a porcentagem de download da planilha
Uma pasta que foi realizada ou baixada não estará no formato .ZIP, então você precisará extrair os arquivos desta pasta para poder editar a planilha e posteriormente importá-la ao sistema novamente.
Com a planilha já aberta, você deverá procurar pela coluna Grupo Tributário , onde poderá escolher o grupo tributário desejado para os produtos.
Caso seus produtos possuam todos o mesmo grupo tributário, copie o nome do grupo tributário e selecione todos os produtos, utilizando o atalho Ctrl + Shift + seta para baixo e colete as informações copiadas anteriormente. Assim, o sistema deixará todos os produtos com o mesmo grupo tributário. Após isso, salve a planilha feita em seu computador.
Importante! Quando o grupo tributário for inserido por planilha, também será necessário informar a unidade comercial para os produtos.
O sistema permitirá a importação da planilha somente se a unidade comercial estiver informada.
Agora, com as alterações realizadas e sua planilha salva, chegou a hora de importar ao sistema. Para isso, volte para a tela em que foi feito o download da planilha e role até a 4ª opção – Enviar planilha editada e clique em buscar planilha no meu computador .
Feito isso, o sistema abrirá o explorador de arquivos para que você busque a planilha em que fizeram as alterações. Selecione a planilha e clique em Abrir .
Agora, o sistema realizará a leitura de sua planilha e apresentará a próxima mensagem ao finalizar a leitura.
Feito isso, todos os produtos que foram alterados na planilha serão atualizados com as novas informações.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!