Como informar os tributos em vendas no Sistema ERP

Para qualquer venda ou serviço prestado, é necessária a emissão de nota com o informativo dos impostos recolhidos. Assim, seu cliente fica informado sobre o valor que é recolhido pela Receita Federal do total do produto comprado. Mas você sabe como informar estes tributos em suas vendas através do PDV ou Pedidos e Orçamentos?
Para informar estes tributos, você precisará que algumas informações estejam pré-cadastrados no sistema. São elas a Categoria de Venda, o Grupo Tributário, o produto com Grupo Tributário informado e o mais importante, a Operação Fiscal.
Importante! Estas informações devem ser sempre consultadas com o seu contador.
Com estas informações cadastradas, você já poderá começar a informar os tributos corretamente nas suas vendas.
Pedidos e Orçamentos
O sistema tem como padrão para os Pedidos e Orçamentos, a categoria Venda de Materiais e Serviços. Sendo assim, você deverá cadastrar as suas operações fiscais com esta categoria e apenas mudar os estados para o qual as suas vendas são destinadas.
Importante! Ao deixar o campo Categoria no pedido/orçamento em branco, o sistema preencherá automaticamente com a categoria padrão Venda de Materiais e Serviços. Assim, caso você não tenha configurado as tributações nesta categoria, o sistema puxará informações padrão visto que não foi informada outra categoria.
Caso você deseje utilizar uma categoria que não seja a padrão, basta você cadastrá-la e utilizá-la nas operações fiscais dos estados ao qual suas vendas são destinadas.
Importante! Ao utilizar uma nova categoria, você deverá informá-la (obrigatoriamente) no campo Categoria no pedido/orçamento, assim o sistema puxará as tributações cadastradas. Caso não seja informada, o sistema puxará as tributações da categoria Venda de Materiais e Serviços (caso não tenha preenchido nenhuma informação sobre os impostos o sistema utilizará as informações padrão).
PDV
O sistema tem como padrão para o PDV, a categoria Consumidor Final. Sendo assim, você deverá cadastrar a sua operação fiscal nesta categoria.
Importante! Para o PDV, você precisará cadastrar apenas uma operação fiscal com a tributação do seu estado. A categoria padrão, não precisará ser informada em nenhum lugar, o sistema a puxará automaticamente para a venda.
Caso você deseje utilizar uma categoria que não seja a padrão, basta cadastrá-la e utilizá-la na operação fiscal do seu estado.
Importante! Ao utilizar uma nova categoria, você deverá informá-la (obrigatoriamente) no campo Categoria de Venda Padrão no PDV no cadastro da empresa, assim o sistema puxará as tributações cadastradas. Caso não seja informada, o sistema puxará as tributações da categoria Consumidor Final (caso não tenha preenchido nenhuma informação sobre os impostos o sistema utilizará as informações padrão).
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com o seu fornecedor para maiores informações!