Como realizar a Devolução de Mercadoria e emitir a Nota de Devolução no Sistema ERP

Não é novidade que por diferentes motivos, um cliente pode desejar devolver uma mercadoria adquirida. Com a realização da devolução de mercadorias, o produto retorna para o depósito, e pode gerar o registro do lançamento financeiro, dependendo da forma de pagamento informada na devolução.
Aprenda como realizar a devolução de mercadorias no ERP.
Para realizar a devolução no ERP, acesse o menu lateral Vendas , submenu Devoluções.
Se abrirá uma tela onde serão exibidas todas as devoluções já concedidas em sua licença.
Clicando em nova você será direcionado para a tela Operações PDV.
Nessa tela, são conversadas automaticamente algumas informações, são elas:
O e-mail de quem está operando a caixa, nesse caso é exibido o valor disponível na caixa no momento dessa operação. A empresa onde foi feita a venda (selecione uma das empresas cadastradas em sua licença).
Defina qual informação a preencher para a busca, será o Número da NFC-e ou o Código da Venda . Nesse caso, optei por informar o código da venda.
Uma vez que você preencha essas informações, o sistema já carregará o nome do cliente (se foi informado no momento da venda), as mercadorias e a forma de pagamento.
Outra questão importante a ser observada é que o recurso de devolução de mercadoria permite o lançamento de uma despesa de frete atrelada à devolução. Caso seja necessário, ative o botão de frete e inclua essa informação nesta tela.
Em seguida, informe a quantidade de produtos a serem devolvidos ao cliente e também selecione a forma de pagamento que será utilizada nesta devolução.
Na próxima etapa, selecione uma das opções: Salvar ou Salvar e ir a Devoluções.
Agora, veja que a venda já consta na lista de devoluções. Selecionando a caixa de seleção ao lado do código da venda, surgem 3 novas opções: Visualizar Venda , Emitir NFe Devolução e Cancelar Seleção.
Ao clicar em Emitir NFe Devolução, você será direcionado à tela da Nova NF-e. Observe que as informações da sua empresa, da venda devolvida e do cliente já são trocadas automaticamente. É importante destacar aqui que as grandes mudanças, sendo elas:
  •  
    Campo Tipo de Operação : será Entrada;
  •  
    Campo Finalidade da Operação: será Devolução de Mercadoria;
  •  
    Campo Natureza da Operação: será de Devolução de Mercadoria;
 
CFOP nos produtos: na aba Produtos, verifique se as tributações e CFOP estão informados corretamente.
Alerta ERP! Para que não haja inconsistência nos dados de emissão desta nota, é imprescindível informar a chave de acesso da NF-e referenciada. Para isso, clique na aba Docs. referenciados , selecione o Tipo de documento Referenciado e adicione a Chave de Acesso da NF-e Referenciada. Lembre-se , a chave de acesso precisa conter 44 caracteres. Informe apenas os números.
Com isso, será possível pré-visualizar a nota e, se tudo estiver correto, é só clicar em Emitir NF-e.
Mas quem pode realizar devoluções?
Por padrão, o sistema ativará automaticamente a permissão de Devoluções para os usuários que já possuem permissão de Operações do PDV ativa. Para verificar essas informações, acesse o menu lateral Configurações , submenu Usuários , selecione o usuário ao qual você deseja visualizar e clique em Editar . Na aba de Permissões, procure por PDV Frente de Caixa e verifique se a opção Operações do PDV está marcada.
A partir de agora, a permissão para uso do recurso de devolução de mercadorias constará no módulo de Vendas , por isso fique atento para que essa permissão seja ativa.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!