Como realizar as Operações do PDV no Sistema ERP

O PDV do ERP é um recurso do sistema responsável por fechar as vendas e tornar a atividade comercial mais eficaz. A partir dessa ferramenta, é possível selecionar o item que será vendido, verificar o preço, selecionar a forma de pagamento e, finalmente, concretizar a venda. Além dessas transações, ainda será possível realizar Abertura de Caixa, Retirada (Sangria de Caixa), Reforço e Devolução de Mercadorias.
Para isso, acesse o menu lateral Vendas , submenu Operações do PDV.
Por padrão, o sistema exibirá as seguintes operações.
Abrir minha Caixa: esta funcionalidade será muito útil ao iniciar um turno de trabalho e permitir o registro do valor inicial, naquele momento. É necessário que a caixa esteja aberta para que você possa realizar suas vendas no PDV; Reforçar Caixa: no decorrer do turno, pode acontecer do PDV necessitar de um reforço de caixa, que é o acréscimo de dinheiro, onde geralmente é utilizado para auxiliar no troco; Retirada: é a retirada de dinheiro da caixa quando não era previsto, quando não estava programado. O mais comum é que todo o dinheiro seja retirado e seja contabilizado apenas após a caixa ser encerrada. Entretanto, em alguns casos, é necessário retirar antes, chamamos isso de sangria; Devolução de mercadorias:no varejo, as lojas costumam permitir que o comprador devolva ou troque suas mercadorias, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um “vale crédito”, para satisfazer o cliente e manter uma boa relação. O estabelecimento também será obrigado a realizar uma troca quando o produto apresentar vínculos ou problemas. conteúdo real do produto e o que está escrito na embalagem ou na mensagem publicitária; Saldo em Caixa: o sistema apresentará uma listagem com os saldos e totais de todas as transações realizadas em sua caixa.
Abra minha Caixa
Para iniciar seu expediente, primeiro faça a abertura de sua caixa.
Após clicar sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela de Abertura da Caixa, onde será possível informar o valor que dará início às suas vendas.
Com os campos abaixo, o usuário iniciará a abertura de sua caixa:
Caixa: este campo será preenchido automaticamente, de acordo com o login do usuário (o e-mail utilizado pelo usuário no sistema); Empresa: insira a empresa que é responsável pela abertura da caixa.
Depois disso, clique no botão Adicionar saldo inicial e selecione dentre as opções, qual a modalidade de pagamento será feita a entrada em sua caixa e informe o valor. Você poderá adicionar mais uma forma de pagamento e aplicar para cada uma dos valores que desejar. Caso queira excluir a informação indesejada, clique no ícone de X .
Salvar: o sistema fará o registro do saldo inicial e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV, com as seguintes opções: Fechar minha Caixa, Reforçar Caixa, Retirada e Devolução de Mercadorias. Nesta etapa, a opção abrir minha caixa não estará disponível, pois você acabou de realizar a abertura de sua caixa para o início de suas vendas; Salvar e Ir ao PDV: o sistema fará o registro do valor de abertura da caixa e fará o redirecionamento para o seu PDV.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no lançamento financeiro do sistema.
Reforçar Caixa
Depois disso, teremos a opção Reforçar Caixa, que consiste em incluir um determinado valor na sua caixa, sempre que necessário.
Após clicar nesta opção, o sistema disponibilizará a tela Reforçar Caixa.
Para realizar o Reforço de sua caixa corretamente, alguns campos estarão disponíveis para serem preenchidos. São eles:
Caixa: selecione pelo nome do vendedor, a caixa que receberá este reforço; Empresa: informe a empresa que será responsável por esta operação; Motivo: escreva uma justificativa, o que levou você a adicionar este valor na caixa. Esta informação poderá ser importante no momento em que o administrador para fazer o gerenciamento das informações; Na Caixa: o sistema informará o valor em reais que está disponível na caixa, até aquele momento.
Agora, utilize o botão Adicionar pagamento para adicionar outras formas de pagamento ao reforço da sua caixa. No campo Valor , digite o valor desejado. Se for necessário aplicar mais formas de pagamento e aplicar mais valores para fortalecer sua caixa, clique no botão Adicionar Pagamento . Para excluir informações indesejadas, clique no ícone de X .
Após o preenchimento das informações, clique em Salvar. Feito isso, duas opções disponíveis: Salvar e Salvar e ir ao PDV .
Salvar: o sistema fará o registro do reforço e emitirá uma mensagem de notificação (Reforço realizado com sucesso) e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV; Salvar e ir ao PDV: a sua operação será salva e o sistema fará o redirecionamento para o seu PDV.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no lançamento financeiro do sistema.
Retirada
A sangria de caixa ocorre quando acontece a retirada de um valor da caixa que não havia sido programado. Isso poderá ser feito para evitar altos valores na caixa, uma medida utilizada por diversos estabelecimentos para escapar de possíveis assaltos. Além disso, esse procedimento também é utilizado para realizar a contabilização do fluxo de caixa, já que o dinheiro retirado pode ser comparado com os relatórios que os operadores irão fornecer posteriormente. Assim, caso haja divergências, as informações serão especificadas com facilidade.
Ao clicar nesta opção, o sistema disponibilizará uma tela Retirada.
Para realizar uma Retirada (Sangria de Caixa) corretamente, alguns campos estarão disponíveis para serem preenchidos. São eles:
Caixa: informe a caixa responsável pela operação; Empresa: informe a empresa que será responsável por esta operação; Motivo: escreva uma justificativa, o que levou você a retirar esse valor. Esta informação poderá ser importante, no momento em que o administrador para fazer o gerenciamento das informações; Na Caixa: o sistema informará o valor em reais que está disponível em sua caixa;
Agora, você pode fazer uma retirada para suprir as necessidades e contratempos da empresa. Para isso, utilize a opção Adicionar pagamento e escolha uma forma de pagamento. No campo Valor , digite o valor desejado. Se for necessário aplicar mais formas de pagamento e aplicar mais valores para fazer a sangria da sua caixa, clique no botão Adicionar Pagamento . Para excluir informações indesejadas, clique no ícone de X .
Após o preenchimento das informações, clique em Salvar . Feito isso, duas opções disponíveis: Salvar e Salvar e ir ao PDV .
Salvar: o sistema fará o registro da retirada e emitirá uma mensagem de confirmação (Retirada realizada com sucesso) e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV; Salvar e ir ao PDV: a sua operação será salva e o sistema fará o redirecionamento para o seu PDV. Com a tela do seu PDV disponível, você pode continuar processando suas vendas.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, com esta ação as suas informações não serão registradas no lançamento financeiro do sistema.
Devolução da Mercadoria
A devolução ocorrerá quando o cliente desistir de uma compra/venda que já foi efetuada. Nestes casos, o valor da venda será estornodo para o cliente ou gerado um Vale Crédito e os produtos adquiridos retornarão ao estoque.
Ao clicar sobre esta opção, o sistema disponibilizará a tela Devolução de Mercadorias.
Para realizar a Devolução de uma mercadoria corretamente, alguns campos estarão disponíveis para serem preenchidos. São eles:
Caixa: informe a caixa responsável pela devolução; Empresa: informe a empresa que será responsável por esta operação; Número NFC-e ou Código Venda : neste campo você pode definir se o sistema fará a busca da mercadoria pelo Número NFC-e ou Código Venda . Selecione uma das opções e informe o número de acordo com a opção escolhida. Ao informar o número ou código, será automaticamente listado ao lado dos respectivos produtos; Na Caixa: o sistema informará o valor que está disponível na caixa, até aquele momento; Cliente: o sistema informará o nome do cliente para quem a venda foi realizada; Mercadorias:neste campo serão informados todos os dados dos produtos que foram vendidos. No campo Quantidade , informe a quantidade que será devolvida e selecione o Status do Produto (motivo de devolução), se desejar; Pagamentos: a seguir, será necessário excluir a forma de pagamento que já está vinculada àquela venda. Para isso, clique no ícone de X . Depois disso, clique em Adicionar pagamento e selecione a opção que será devolvida ao cliente. Cancelar Venda: clique neste botão caso queira fazer o cancelamento desta venda;
Após o preenchimento das informações, clique em Salvar . Feito isso, duas opções disponíveis: Salvar e Salvar e ir ao PDV.
Salvar: o sistema fará o registro da retirada e emitirá uma mensagem de confirmação (Devolução realizada com sucesso) e fará o redirecionamento para a tela inicial das Operações PDV; Salvar e ir ao PDV: a sua operação será salva e o sistema fará o redirecionamento para o seu PDV. Com a tela do seu PDV disponível, você pode continuar processando suas vendas.
Atenção! Caso queira desistir da operação e retornar para a tela inicial das Operações PDV, clique no botão Voltar. Fique atento, pois esta ação pois suas informações não serão registradas no sistema.
Acesse também nosso artigo sobre Devolução de mercadorias para mais explicação.
Saldo na Caixa
Nesta opção você poderá visualizar os saldos e totais da sua caixa de acordo com todas as transações realizadas.
Agora, o sistema disponibilizará os valores de cada operação da sua caixa.
Ver Detalhes: ao clicar na opção, o sistema realizará nesta o download do relatório do fechamento de caixa; Voltar: ao clicar nesta opção o sistema voltará para a tela com as demais operações.
Fechar minha caixa
Caso a caixa esteja aberta, o sistema oferece a opção de realizar o fechamento da caixa. Para isso, basta clicar na opção Fechar minha Caixa.
Agora, o sistema disponibilizará a tela de Fechamento da Caixa.
No topo desta tela, será informado o dia e hora em que sua caixa estiver fechada. Logo após, é destacado o Saldo na Abertura , Saldo em Vendas , Saldo Crediário , Total Reforçado , Total Sangrado , Total de Devoluções . No campo Saldo em Vendas , o sistema disponibilizará a opção Ver Vendas , onde informa detalhadamente os valores de venda de acordo com a forma de pagamento. Logo abaixo, o sistema informará o Saldo na Caixa até aquele momento. E ainda, ao clicar em Imprimir , será possível realizar a impressão do Demonstrativo de Fechamento de Caixa .
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!