Como realizar movimentações de estoque pelo Excel no Sistema ERP

O Sistema ERP disponibiliza uma planilha Excel específica para entrega de estoque de forma ágil. Neste artigo vamos ensinar como usar essa ferramenta. Fique atento às dicas!
primeiro, para baixar a planilha de movimentações, acesse o menu lateral Estoque , submenu Movimentações
Em seguida, clique em Mais Ações e selecione a opção Importar/Exportar
Neste momento, informe obrigatoriamente o depósito que deseja realizar essa entrega, e os demais campos preenchidos conforme desejarem.
Assim que baixar a planilha, você verá os dados a seguir.
Depósito: neste campo será informado automaticamente o nome do depósito que foi selecionado no momento do download da planilha. Nesse caso, haverá um depósito em que ocorrerão as movimentações; Código do Produto: neste campo será informado o código do produto; Produto: neste campo será informado o nome do produto; Estoque: neste campo será informada a quantidade de saldo para o produto no momento. Não é que você edite essa coluna, apenas é possível você editar a coluna a seguir, Qtd Movimentações; Qd Movimentação: esta é a coluna que você poderá alterar que seja realizada a movimentação do movimento. Vamos exemplificar alguns casos:
  • 1.
    Você não possui saldo em estoque (coluna Saldo Estoque possui 0), e deseja ter saldo de 7 unidades. Sendo assim, na coluna Qtd Movimentações você irá informar 7.
  • 2.
    Você já possui 4 unidades de saldo em depósito (informado na coluna Saldo Estoque 4 unidades), porém deseja ter o total de 10 unidades em saldo. Sendo assim, na coluna de Qtd Movimentos é necessário informar 6 unidades. Dessa forma, ao importar uma planilha novamente para o sistema, o saldo final do produto será de 10 unidades (4 + 6 = 10).
  • 3.
    Você deseja diminuir o saldo atual do seu estoque. Na coluna Saldo Estoque há 8 unidades, e na verdade você deseja que tenha 3 unidades, então na coluna de Qtd Movimentação você irá informar -5 (sinal de subtração e numeral).Dessa forma, ao importar uma planilha novamente para o sistema, o o saldo final do produto será de 3 unidades (8 – 5 = 3).
Estoque Mínimo: neste campo você pode informar a quantidade de estoque mínimo que terá esse produto nesse depósito. Com essa informação, o sistema bloqueará vendas que coloquem uma quantidade de produtos no estoque abaixo do mínimo definido; Ponto de Ressuprimento: neste campo você pode informar a quantidade de saldo de estoque que deseja que o sistema realize uma sugestão para compra. O valor é calculado, pelo sistema, tendo em consideração o valor informado neste campo descontando o valor de Saldo atualizado. Esses valores não foram analisados ​​no relatório de Estoque Crítica e relatório de Previsão de Compra.
Fique atento!
  •  
    Não é possível alterar diretamente o saldo do produto. Somente é possível realizar colunas de produtos, usando o Qtd Movimentações;
  •  
    Não é possível filtrar produtos, ajustar o tamanho da coluna ou organizar as linhas. Essa planilha é padrão do sistema, por isso não pode ser alterada essas alterações;
  •  
    Não copie os dados dessa planilha e cole em outra para importar a outra planilha para o sistema. Ela não será reconhecida. Apenas será autorizada a planilha padrão do sistema;
  •  
    Se você deseja uma movimentação de apenas alguns produtos, não realize uma movimentação Qtd nos produtos que não desejam movimentar;
  •  
    Não renomeie a planilha. Ela possui esse nome para ser identificado pelo sistema;
  •  
    Esta planilha é somente para movimentação de produtos. Nesse caso, não utilize ela para alterar o nome do produto ou o código do produto. Para realizar esse tipo de alteração, utilize uma planilha de cadastro de produtos .
Depois de preencher todos os dados na planilha, importe-a novamente no sistema pela mesma tela onde, no passo 4 Enviar planilha editada.
 
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!