Como registrador Despesas Fixas no Sistema ERP

No Sistema ERP é possível realizar lançamentos financeiros fixos, que se repetem com o mesmo valor de período em período. Normalmente os lançamentos financeiros fixos são os de despesas, como o registro de conta de energia elétrica, água ou internet, aluguel da sala comercial ou imóvel e até mesmo a folha de pagamento dos colaboradores.
Neste artigo, usaremos como exemplo o registro de despesas fixas da conta de água da organização. Portanto, primeiramente é necessário realizar o cadastro de uma pessoa, para quem será realizado esse pagamento. Dessa forma, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Nova Pessoa.
 
Nesta tela, informe os dados referentes a essa pessoa.
 
Depois de fazer o cadastro da pessoa, é o momento de realizar o registro dessas despesas fixas. Para isso, acesse o menu lateral Financeiro, submenu Novo Lançamento.
Nesta tela, informe os seguintes campos.
 
Sua empresa: informe qual empresa que você gerencia no sistema que será responsável pelo lançamento financeiro;
Cliente/Fornecedor: informar a pessoa cadastrada anteriormente, para quem sua empresa irá realizar o pagamento da despesa fixa;
Plano de Conta: informe o plano de conta correspondente a esse lançamento financeiro. Caso deseje criar um novo plano de contas específico para este lançamento financeiro;
Valor (R$): informe o valor desta despesa fixa;
Forma de pagamento: informa a forma de pagamento que será realizada esta despesa;
Conta Bancária: informa a conta bancária que será retirado o valor para o pagamento desta despesa;
Dados de competência: informe a data de que o presente lançamento financeiro está sendo criado. Esses dados serão informados automaticamente pelo sistema, mas podem ser alterados caso necessário;
Data do vencimento: informa a data de vencimento do lançamento, ou seja, um data limite para que seja feita a quitação do valor.
Ainda na tela de edição, acesse a seção Parcelamento ou Recorrência e selecione a opção Recorrência Automática. A recorrência é uma forma de pagamento que define em quanto tempo sua empresa pagará a mesma despesa fixa por um período contínuo de tempo, de forma programada.
Intervalo: informe o tipo de intervalo de lançamento, você poderá escolher uma das alternativas: meses, dias ou período de parcelamento. Ao escolher a opção Dias ou Período Parcelamento, será preciso informar o campo Dias entre recorrências;
Taxa de Juros: informar a taxa de juros, se houver;
Número de ocorrências: define a quantidade de intervalos que serão efetuados o mesmo pagamento;
Em seguida, clique em Visualizar Recorrências para o sistema exibir as informações.
Observe que serão listados os lançamentos financeiros de mesmo valor, de acordo com o número de recorrência, com as mesmas informações, porém com dados de vencimento e dados de competência proporcional de cada registro.
Ao clicar em Salvar , o sistema registrará a quantidade de lançamentos financeiros independentes. Você pode verificar todos esses registros acessando o menu lateral Financeiro , submenu Lançamentos.
Importante! Se você realizar alterações em alguns desses lançamentos comerciais, a informação será alterada somente neste lançamento específico. Os demais registros financeiros não serão alterados.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!