Como usar crediário no PDV do Sistema ERP

Agora no Sistema ERP, é possível consultar na tela do PDV os valores e boletos não pagos de seus clientes, realizar o pagamento desses valores e se desejar, também pode gerar o boleto para o seu devido pagamento. Para utilizar essa funcionalidade, é bem simples. Acompanhe o artigo e fique por dentro dessa novidade!
No primeiro momento, será necessário configurar a Forma de Pagamento. Esta configuração seria para informar que quando sua empresa realizar uma venda com essa determinada forma de pagamento, caso o cliente não realize o pagamento, o valor que ainda estiver em aberto será descrito na listagem de crediário.
Para isso, acesse o menu lateral Cadastros , submenu Formas de Pagamento
Em seguida, edite a Forma de Pagamento que deseja que seja considerada para a pesquisa do crediário. No exemplo que estou utilizando, irei configurar a forma de pagamento Crédito Loja . Na tela de edição da Forma de Pagamento, habilite a opção É crediário e por fim, clique em Salvar no topo da tela.
Fique atento!
As formas de pagamentos “Cartão de Crédito” e “Cartão de Débito” não poderão ser configuradas como crediário, pois as vendas realizadas com esses meios já estão configuradas para serem pagas.
Em seguida, acesse o PDV, através do menu lateral Vendas, submenu PDV.
Ao abrir a tela do PDV, você poderá verificar se um novo atalho foi adicionado: F9 = Crediário.
Então, ao clicar na tecla F9 em seu teclado, abrirá a próxima tela.
Nesta tela é possível que você busque pelo cliente ou pelo código da venda para consultar os valores em aberto.
Neste exemplo, informamos o nome do cliente e em seguida clicamos em Buscar.
Então, foram listados os valores que estão em aberto para esse cliente, em que foram informados a forma de pagamento “Crédito Loja” na venda realizada no PDV.
IMPORTANTE! Somente serão realizadas vendas que foram realizadas ou finalizadas no PDV com essa determinada forma de pagamento.
Ao clicar no ícone Pagar, esta tela será aberta
Automaticamente esta tela já será aberta com a opção Sair habilitada, mas é possível que você desmarque esta opção e informe manualmente o valor que está sendo pago. Após, selecione a forma de pagamento que ocorrerá esse pagamento e clique em Confirmar Lançamento .
Assim que o lançamento for confirmado, será oferecida a opção de Imprimir Recibo ou Voltar para Crediário.
Ao clicar na opção Imprimir Recibo , essa tela será aberta, onde você poderá realizar a impressão clicando nas teclas Ctrl + P em seu teclado.
Voltando para a tela inicial do Crediário , há um ícone que leva para o lançamento financeiro da venda, conforme você pode verificar abaixo.
E por fim, ainda na tela inicial do Crediário , também é possível que você gere boleto para o valor que está em aberto. Para isso, clique no ícone New .
Em seguida o sistema o direciona para a tela de emissão do boleto, em que poderá clicar em Salvar para gerar o boleto.
Então, poderá realizar a impressão do boleto, ou encaminhar por e-mail ao cliente, como preferir.
Depois de gerar o boleto, ao retornar para a listagem de Crediário , será possível verificar que foi criado um novo ícone, chamado Visualizar Boleto.
Verifique que o valor ainda consta aqui no Crediário por conta de que ainda não foi pago pelo cliente. E também, como há um boleto gerado, não há como clicar em Pagar, pois o pagamento será realizado pelo cliente através do boleto. Assim que ocorrer o pagamento, esse valor sairá da tela do Crediário.
Nessa mesma tela de Crediário , ao clicar no ícone Visualizar Boleto , o boleto é aberto em um novo guia para que possa ser selecionado.
Como liberar o usuário para usar o Crediário
Para que o usuário do sistema tenha acesso a esse recurso, o administrador ou responsável por gerenciar usuários precisa dar permissão para isso. Sendo assim, é necessário acessar o menu lateral Configurações > Usuários > editar o usuário > aba Restrição de Acesso > habilitar a opção Pode receber pagamentos de crediário > Salvar.
Viu como não tem mistério?! Com certeza essa funcionalidade irá melhorar ainda mais as negociações em sua empresa!
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações.