Como vender no PDV do Sistema ERP

O PDV ou Frente de Caixa é um dos recursos mais utilizados no sistema, especialmente pelas empresas do segmento de comércio. No PDV do Sistema ERP, você poderá realizar a venda de produtos e serviços de forma rápida e prática. Neste artigo, apresentaremos todo o fluxo de venda através dessa funcionalidade.
Para começar, você precisa acessar o menu lateral Vendas , submenu PDV.
Depois disso, você precisará primeiro realizar a abertura da caixa. Para isso, clique em Abrir Caixa.
Agora você precisará informar os valores das formas de pagamento que você irá realizar na abertura. Basta clicar em Adicionar Saldo Inicial , escolher as formas de pagamento desejadas e informar os valores de cada uma delas. Lembrete : você poderá escolher a quantidade de formas de pagamento que você pode fazer para abrir sua caixa.
Após isto, basta clicar em Salvar e Ir ao PDV. Assim, o sistema salvará os valores informados e o redirecionará para a tela do PDV.
Agora, você poderá começar a realizar suas vendas de forma prática e fácil. Para isso, procure um produto e clique em Add. Item ou clique no botão F6 do seu teclado. Após adicionar o produto, você poderá informar o cliente, realizar a alteração de quantidade e valor unitário ou então realizar a exclusão da venda clicando no ícone do lixeira. Feito isso, clique em Finalizar Venda ou no botão F8 para escolher a forma de pagamento da venda.
Nesta etapa, será possível que você selecione a forma de pagamento que deseja para efetivar esta venda.
Após escolher a forma de pagamento, o sistema abrirá uma nova tela. Nesta nova tela, você poderá escolher o valor que será pago nesta forma de pagamento escolhida e adicionar novas formas de pagamento para a venda. Para isso, basta definir o valor para ser recebido na primeira forma de pagamento e clicar em Adicionar Forma de Pagamento.
Você também poderá aplicar desconto na venda clicando no campo Desconto . O sistema abrirá a seguinte tela, para que você possa informar o valor em reais ou porcentagem do desconto a ser aplicado na venda.
Após definir o desconto, basta clicar em Aplicar Desconto . Assim, o sistema voltará para a tela de finalização da venda e já aplicará o desconto.
Você ainda poderá inserir o Valor Recebido do seu cliente, e o sistema apresentará o troco desta operação.
Ao finalizar a definição dessas informações, basta clicar em Finalizar Venda ou clicar no botão F8 do seu teclado e escolher o documento que será emitido.
Por fim, você poderá realizar a impressão e/ou baixar o modelo do documento ou NFC-e. Agora, basta clicar em Nova Venda para voltar ao PDV.
Caso você finalize uma venda utilizando o documento padrão ( Finalizar com modelo ), o sistema apresentará a seguinte tela onde você poderá realizar o download do documento e posteriormente a impressão ou envio ao cliente.
Caso você finalize uma venda com o documento fiscal ( Finalizar venda – Fiscal NFCe ) o sistema apresentará a seguinte tela onde você poderá realizar o download e impressão da NFC-e e poderá imprimir o comprovante de venda.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com seu fornecedor para maiores informações!